Comes e bebes: Buffet de caldos e sopas

Comes e bebes: Buffet de caldos e sopas

Está pensando no cardápio para o seu casamento? Confira as dicas do pessoal do Casando sem Grana para inovar em seu buffet de um jeito econômico.

Hoje preparamos um post que vai ajudar muitas noivas que pediram sugestões de cardápio para o casamento com buffet de caldos e sopas. Casamentos no inverno podem inovar um pouco mais no menu por causa da temperatura. Nossa dica é: saia do convencional!

Uma coisa dizemos a vocês com propriedade: não tenham medo de servir um jantar diferente. O post de hoje é pra você que vai se casar entre o outono e o inverno, e pode ser uma alternativa muito em conta do que servir, uma vez que o rendimento de caldos e sopas é até 3 vezes maior do que o de uma alimentação tradicional (arroz, carne e salada, por exemplo).

Além de reconfortantes, eles têm a propriedade de saciar muito rápido, já que são ricos em amidos como batatas, mandiocas, feijões etc. E, utilizando como base esses tubérculos, você obrigatoriamente precisa acrescentar um pouco da água do cozimento para deixar a textura do caldo ou da sopa no ponto certo, o que já faz com que a economia seja certa!

Diferença entre caldo e sopa

Caldo é um preparado que possui consistência líquida e não contém pedaços. Exemplo: caldinho de mandioca, caldinho de feijão, caldinho de milho etc.

Sopa é um preparado que possui consistência diversa e misturada; em meio ao caldo, possuem pedaços de carne, de legumes, de verduras ou mesmo de algum tipo de macarrão.

E tem ainda a sopa cremosa, que também chamamos de “sopa purê”. Ela fica entre o caldo, que é mais fluido, e a sopa propriamente dita. É uma mistura bem grossa e consistente, geralmente engrossada com amido de milho, creme de leite fresco ou purê de batatas.

Entradas para este tipo de recepção

Como a consciência dos caldos e das sopas já é naturalmente amolecida, sugerimos que seja servido algo mais crocante na entrada como grissinis e mini torradinhas com algum tipo de patê. Uma ideia é que eles componham uma cesta no centro de cada mesa, para serem consumidos não só na entrada, mas também acompanhando as sopas e os caldos no decorrer do evento.

buffet
Continue a ler a matéria na próxima página!

Acompanhamentos

Para acompanhar esse tipo de comida é interessante sempre ter um aparador ao lado da mesa do buffet com coisinhas gostosas, como queijo parmesão ralado, salsinha e cebolinha picadas, croutons (que são pequenos cubos de pães crocantes), azeite, sal e um tempero que você goste – pode ser um molho de pimenta, que vai muito bem com caldos e sopas.

Como servir sem ficar deselegante

A montagem do serviço pode ser feita em formato de buffet mesmo, com rechauds para manter as sopas e os caldos bem quentinhos. Aliás, essa é uma das pequenas preocupações que você precisa ter nesse tipo de recepção. É melhor deixar a comida saindo fumaça de tão quente, porque sopa fria não rola!

Vamos precisar também de conchas. E, para servir, o mais apropriado é usar cumbucas de louça e pratinhos de sobremesa. Assim, o convidado coloca a cumbuquinha de sopa sobre o prato e serve-se e dos acompanhamentos.

buffet 1

buffet 2
Continue a ler a matéria na próxima página!

Bebidas

As bebidas podem ser as mesmas de uma recepção tradicional. Não há muita variação no caso desse cardápio. Mas seria muito interessante servir um vinho de boa qualidade, que tal? Um bom vinho tinto pode harmonizar muito bem com os caldos e as sopas.

Sugestão de sabores

Depois de todos esses conceitos técnicos, deixamos algumas sugestões de tipos de caldos e sopas. Vocês podem se perguntar:

“Quantas opções eu devo servir?”

Não há uma variação exata mas é certo que se você tiver 10 tipos, as pessoas vão querer provar todos! Rsrsrs. Então, eu sugerimos em torno de 5 sabores, sendo 3 tipos de caldos e 2 tipos de sopas. É o suficiente pra que o convidado saia satisfeito e para que se agrade a maioria.

Aí vão nossas ideias de sabores:

Caldo de feijão preto com calabresa

buffet 3

Creme de milho com calabresa

buffet 4
Continue a ler a matéria na próxima página!

Sopa cremosa de brócolis

buffet 5

Caldo de abóbora

buffet 6

Sopa cremosa de espinafre

buffet 7
Continue a ler a matéria na próxima página!

Sopa de legumes com frango ou carne

buffet 8

Sopa com macarrão

buffet 9

Esperamos que vocês tenham gostado e que aproveitem essas dicas!

Um super beijo!

*Sammia Vilela é jornalista, graduada em marketing e idealizadora do blog  “Casando sem Grana“.  Ajuda os futuros noivos a realizarem o casamento dos sonhos com o dinheiro que eles têm.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Sammia Vilela

Sammia Vilela

Casando Sem Grana

close