4 passos para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo

4 passos para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo

Quando pensamos em eficiência no trabalho, normalmente refletimos sobre o contexto da empresa e posturas que adotamos que podem estar comprometendo o resultado final. No entanto, raramente pensamos sobre os aspectos do ambiente físico que podem estar interferindo na produtividade da equipe como um todo. Se você tem um escritório ou está com planos de montar um, seja para ter uma equipe de funcionários ou trabalhar sozinha, vale pensar em alguns pontos estratégicos na hora de definir o espaço do seu empreendimento. No livro “The best place to work“, o especialista em ambientes estratégicos para trabalho, Ron Friedman, fala sobre alguns aspectos no local de trabalho que podem afetar a equipe. Vale a leitura e seguem algumas dicas que ele inclusive enumera em um vídeo feito pelo portal Business Insider.

Atenção aos estímulos proporcionados pelo ambiente

No vídeo, o especialista ressalta alguns fatores que interferem na produtividade de uma equipe. Segundo ele, tetos altos e exposições à cor verde podem ser gatilhos para o processo criativo, enquanto a exposição à cor vermelha, pelo contrário, torna as pessoas mais sensíveis ao fracasso. O som ambiente também interfere no processo criativo, portanto é preciso pensar no resultado final, no objetivo da empresa e o que esperar dos funcionários na hora de elaborar o espaço em que eles deverão trabalhar.

Personalização do espaço de trabalho

Dê liberdade para que as pessoas deixem a mesa de trabalho com a cara delas. Mesmo em espaços pequenos, como em escritórios enormes em que cada um trabalha em seu próprio cubículo, é possível tornar o espaço de trabalho mais aconchegante e pessoal. Fotos de familiares, adesivos, enfeites, enfim, a personalização pode deixar seus funcionários mais à vontade no ambiente de trabalho e assim torná-lo mais produtivo.

produtivo_trabalho

Crie espaço para convívio entre os funcionários

Pode ser o terraço do prédio, uma área privativa em um prédio comercial ou mesmo alguma área adjacente a um corredor externo. É interessante ter um espaço para que os colegas de trabalho possam interagir uns com os outros, tirar um tempinho para tomar um café, dar uma respirada e recarregar um pouquinho as energias para dar sequência ao trabalho e aumentar a produtividade.

Ambiente silencioso

Na maioria dos casos é difícil achar um local em que os funcionários possam trabalhar tranquilamente, com o silêncio necessário para ter total concentração. Se possível, deixe uma sala isolada do restante do espaço para que os funcionários tenham liberdade para trabalhar em silêncio. Um sofá, alguns pufs, uns livros e a regra de manter o silêncio.O ambiente pode ser análogo a uma sala de estudos. Ali os funcionários terão a liberdade para pensar em projetos ou desenvolver tarefas que seriam difíceis de executar perto dos colegas barulhentos. Sabemos que é complicado montar o lugar ideal para trabalhar. As vezes falta grana para alugar um espaço grande, nem sempre há orçamento para fazer tudo como gostaríamos e é preciso ter retorno financeiro para aprimorar cada vez mais o ambiente de trabalho. As dicas, no entanto, servem como ponto de partida para que você pense em todas as possibilidades que possui para deixar o seu ambiente de trabalho o mais agradável – e produtivo – possível. Afinal, processos otimizados e boas condições de trabalho são boas notícias para toda a equipe!

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close