Como a autônoma pode se preparar para deixar de trabalhar

Como a autônoma pode se preparar para deixar de trabalhar

Post patrocinado pela Caixa Seguradora

Em tempos de crise econômica, trabalhar de forma autônoma é uma alternativa que vem sendo cada dia mais buscada. Além do contexto atual, a opção também se encaixa bem para quem gosta da liberdade de trabalhar sem chefe e busca mais autonomia e controle sobre seus horários. Para quem trabalha desta maneira ou tem intenção de fazer isso em breve,  é preciso ter em mente que é necessário ter um cuidado extra com a aposentadoria.

O trabalho autônomo tem a característica de não ser estável como um emprego fixo. Em alguns períodos do ano o faturamento é maior – e esse dinheiro a mais deve ser guardado para cobrir as contas em meses mais fracos.

Você também pode gostar:
4 dicas para transformar sua ideia em uma empresa de sucesso
O que você pretende fazer quando se aposentar
Descubra como se aposentar mais cedo do que o esperado

Esse sobe e desce no orçamento pode provocar um frio na barriga de início, mas o segredo é aprender a se planejar para evitar surpresas desagradáveis. Para facilitar sua caminhada como trabalhadora autônoma e começar a cuidar do seu futuro desde já, listamos algumas dicas de como agir.

Defina seus objetivos com clareza

Pensar na aposentadoria como uma ideia abstrata não traz nenhum benefício para o seu futuro. Se você quer viver com tranquilidade futuramente, é preciso traçar metas do que você deseja para a sua vida. Isso não significa que seus planos não possam ser alterados: hoje você pode pensar em uma casa de campo para aproveitar bons momentos com a família, mais adiante pode achar mais interessante ter dinheiro para viajar o mundo.

Independente do que o futuro lhe reserva, o importante é ter essas metas em mente para que você faça uma estimativa do quanto vai precisar mais adiante – e tenha motivação para conseguir poupar um pouco todo mês.

Estabeleça uma idade para se aposentar

Para que as metas acima estejam ainda mais próximas da realidade, o ideal é que você estabeleça uma idade para a aposentadoria. Como ressaltamos no início do texto, o trabalho autônomo envolve uma certa instabilidade em relação ao emprego fixo. Sendo assim, o auxílio de um planejador financeiro pode ser importante aqui. Com a idade para a aposentadoria definida, peça a ele que lhe ajude a estimar o quanto será necessário poupar por ano para que você cuide do seu futuro.

Organize o seu orçamento

Quando já estiver com sua atividade autônoma organizada, faça uma média do quanto você fatura em um mês normal. Faça esse acompanhamento mês a mês para que possa medir o quanto fatura a mais em meses de maior movimento e estabeleça um “salário médio”, compatível com o seu padrão de vida. Procure poupar tudo que entrar a mais do que o usual – assim você consegue ter um dinheiro guardado para os períodos de vacas magras.

Além disso, por mais que em meses comuns possa ser difícil guardar dinheiro além do que você utiliza para manter as contas em dia, faça um esforço para poupar pelo menos um pouco. Quando esse esforço se tornar um hábito, você terá menos dificuldade para guardar dinheiro.

>> Baixe nossa planilha amiga de orçamento!

Crie fundos diferentes

Quem é autônoma precisa ter dinheiro guardado para os tempos de vacas magras – e para isso, precisa ter um fundo de emergências para o curto prazo, equivalente a três meses do seu “salário médio”. Isso não quer dizer que você precisa dedicar todo o seu esforço para este fundo. Para isso, você pode dividir o dinheiro a mais que ganha: metade vai para o seu fundo de emergências e metade para o seu plano de previdência. Quando estiver com um fundo de emergências suficiente, pode aumentar as contribuições para a sua previdência e também passar a poupar para objetivos de médio prazo.

Visualize seus gastos

É comum pensarmos que o custo de vida na aposentadoria tende a cair, mas nem sempre a realidade é essa. Os gastos com os filhos, por exemplo, podem cair, mas as despesas com saúde tendem a crescer. Sendo assim, faça um planejamento para conseguir preservar ou melhorar seu padrão de vida no futuro.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close