Como abrir uma empresa de sucesso?

Como abrir uma empresa de sucesso?

Projeto elaborado, capital em mãos e uma enorme vontade de ver prosperar o próprio negócio. Qual a empreendedora que nunca sonhou com o sucesso da própria ideia? Fazer tudo isso virar realidade requer uma enorme dedicação, mas é possível! Muito já falamos sobre a preparação necessária antes de “dar o start” em um empreendimento, principalmente quanto a pesquisas de mercado.

Agora vamos falar sobre aspectos mais práticos, pense bem, por onde você precisa começar para fazer seu empreendimento dar certo? Em primeiro lugar, não pense que a pesquisa será restrita a livros ou buscas na internet. Se você quiser fazer a sua empresa funcionar, é preciso ver o mercado de perto. Vamos a um exemplo: suponhamos que você queira abrir um bar. Obviamente que você precisa de um público-alvo, saber quais são os lugares que esse público frequenta e o que essas pessoas desejam. Mas como saber tudo isso sem ver tudo isso de perto?

Antes de definir como irá montar o estabelecimento, você precisa frequentar outros bares que tenham público-alvo similar ao que você deseja alcançar e conversar com funcionários e clientes. É o jeito mais direto de você conhecer o perfil  dessas pessoas, saber o que elas tem a elogiar e a reclamar, para que você não repita os erros alheios no seu estabelecimento.

como montar uma empresa de sucesso

Gestão

Imagine que você tenha investido pesado em um curso de gastronomia altamente conceituado e que tenha tornado-se uma das chefs de cozinha mais competentes do mercado. Trabalhar em restaurantes alheios não é seu ideal, sua vontade é mesmo ter seu próprio negócio. Com suas habilidades, você conseguiria abrir um restaurante diferente e ter uma ótima aceitação, mas como seu estabelecimento poderia decolar se você não entendesse praticamente nada de gestão de pessoas e administração de negócios?

Se você não pretende repassar a ninguém a tarefa de administrar o caixa de sua empresa, antes de mais nada será preciso investir em uma especialização que te permita ter noções de administração. Mas se seu plano é gastar sua energia cuidando da criação e de outras áreas da sua empresa, será necessário delegar a parte administrativa a alguém com competência para isso. Boas ideias e competência dependem de capacidade de administração! Sem isso, não há como escapar do vermelho.

Experiência

Os livros, as pesquisas e a vivência como empreendedora serão fundamentais para a sua bagagem, mas alguns conhecimentos estarão distantes de tudo isso. Lembre-se de que você está começando agora, erros de iniciante podem sim acontecer. Como aprender com isso? Absorvendo a experiência de pessoas com mais tempo de mercado.

Procure ter pessoas de referência, nas quais você possa espelhar-se e buscar conselhos em momentos de dificuldade quanto ao andamento da sua empresa. Sabemos que cada empreendedor tem sua “fórmula” e que o sucesso de cada empreendimento depende de fatores diversos, mas experiências de sucesso sempre irão agregar valor para quem está começando.

E agora, já sabe o que fazer para direcionar sua empresa? Conte-nos a sua experiência!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close