Como aproveitar as grandes promoções ao máximo

Como aproveitar as grandes promoções ao máximo

Está aberta a temporada de grandes promoções: Black Friday, Cyber Monday, saldões de janeiro… São muitas as oportunidades para economizar e fazer boas escolhas – ou cair na tentação de comprar tudo por impulso e acabar endividada. O que separa uma situação da outra é a maneira que você se relaciona com o consumo e com seu dinheiro. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você a tirar proveito dessas ocasiões e fazer boas compras. Veja só!

1. Certifique-se de que você realmente pode fazer compras

As grandes promoções coincidem com os períodos em que temos mais contas para pagar: final de ano (e seus presentes e festas) e começo de ano (IPTU, IPVA, matrícula de escola, material escolar etc.). Por isso, cogite aproveitar as liquidações apenas se você tiver um respiro no orçamento para tal, já tendo considerado todos estes gastos extras.

2. Saiba exatamente o que você quer

Entrar em uma loja em promoção sem foco tem apenas um nome: perdição. Tudo chamará atenção e, quando você se der conta, estará no caixa cheia de itens que nem sabe como foram parar em suas mãos. Por isso, nada de “vou dar uma voltinha para ver as novidades”. Faça uma lista de compras – do mesmo jeito que você faria se estivesse indo ao supermercado – e vá direto na sessão que você precisa, sem escalas. Isso vale tanto para lojas físicas quanto e-commerces.

3. Veja o que você já tem

Antes de comprar desenfreadamente, faça uma geral em sua casa e confira se você já não possui aquele item que deseja. Essa dica é ainda mais valiosa se você for comprar roupas e acessórios. Garimpe seu armário com cuidado para não acabar com duas blusinhas idênticas ou com uma peça que não combina nada com seu estilo.

aproveitar-promocoes-black-friday-liquidacao

4. Estabeleça um teto para o gasto

Olhe para seu orçamento com carinho e veja o quanto você realmente pode gastar nos itens desejados. Ao elaborar a lista de compras, vale estipular o preço máximo que você está disposta a pagar naquele produto. Isso será muito importante na hora de driblar a conversa dos vendedores e controlar seus próprios impulsos consumistas com racionalidade.

5. Pesquise preços

Essa dica nunca envelhece por um motivo simples: ela é extremamente eficaz. Muitas vezes, o comerciante pode até alegar que está fazendo uma promoção, mas tudo não passa de uma maquiagem de descontos – quando o estabelecimento infla o preço dias antes para simular um desconto maior ou mantém um valor muito similar ao praticado normalmente. Alguns sites, como o Zoom e o Tecnoblog, oferecem um histórico de preços que você pode verificar para ter certeza de que aquele item realmente está em promoção.

6. Reserve um tempo para as compras

Sabemos que é difícil abrir espaço na agenda com tantas coisas para darmos conta. Porém, a pressa serve apenas para comprarmos sem refletirmos se realmente precisamos daquele produto. Vá com calma e lembre-se que essa não é a última promoção da história e você terá outras oportunidades para fazer boas compras.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Ana Paula de Araujo

Ana Paula de Araujo

Repórter, produz o conteúdo multimídia do Finanças Femininas e é fã da Mulher Maravilha. Divide a vida de jornalista com a de musicista e tenta ajudar o máximo de pessoas nas duas profissões.
Fale comigo! :) anapaula@financasfemininas.com.br

close