Como construir uma imagem de liderança

Como construir uma imagem de liderança

*Love Mondays

Um requisito básico de qualquer líder é a credibilidade, que precisa ser respeitada e vista como um exemplo para sua equipe. Uma líder de sucesso precisa construir e manter sua credibilidade, o que nem sempre é fácil e demanda atitudes específicas, como respeitar diferenças em sua equipe, ser educada e, acima de tudo, manter-se longe de polêmicas – procurando sempre defender sua equipe e mantê-la unida.

Nós, do Love Mondays, listamos atitudes fundamentais para quem deseja construir uma imagem de liderança. Acompanhe a seguir:

Não seja agressiva ou passiva demais

Sim, sabemos que é difícil encontrar o equilíbrio entre ser uma líder autoritária demais ou um permissiva em excesso. Uma boa líder tem ciência de que transmite insegurança quando se porta de maneira muito agressiva e não dá ouvidos à sua equipe. Do mesmo modo, mostrar que não se importa ou que não faz questão de tomar conhecimento de tudo que acontece com seu time demonstra falta de força.

Adote uma postura profissional e respeitosa

Independentemente do tipo de pessoa com quem você se relaciona, dos colegas de trabalho que tem e das atividades que desenvolve, sempre respeite os outros e procure entender como essas diferenças contribuem para a evolução de todos. Ao aprender a lidar com diversos perfis, situações e tratar as pessoas com respeito, você mostra que é uma verdadeira líder e inspira os outros a fazerem o mesmo.

reuniao_lider

Mantenha distância de pessoas sem ética

Uma boa líder precisa ter uma imagem ética, respeitosa e justa. Ao se associar a pessoas que não tenham essas características, você compromete sua imagem e, consequentemente, perde alguns pontos no quesito “valores” – algo muito apreciado pelas empresas, tendo em vista que chefes são vistas como exemplos para suas equipes.

Não faça brincadeiras ou piadas com sua equipe

Uma chefe muito “amigona”, que dá apelidos a seus funcionários ou solta piadinhas, demonstra falta de respeito com os outros e consigo mesma. Afinal, se ela trata os outros dessa maneira, não poderá se surpreender ao ouvir piadinhas de mau gosto dos outros. Pior: não poderá reclamar se for desrespeitada.

Fique longe das fofocas

Sabemos que é tentador fazer um comentário sobre uma polêmica ou falar sobre alguma fofoca que te contaram, mas, acredite, uma líder que se envolve nesse tipo de conversa demonstra imaturidade e despreparo para assumir uma posição importante. Por isso, fuja das conversas maldosas na hora do cafezinho, por exemplo.

Ao tratar os outros com respeito, ouvir o que as pessoas têm a dizer, mostrar que se importa e tomar cuidado para não se envolver em conversas erradas, você já tem meio caminho andado para construir a imagem de uma boa líder. Agora que você já sabe o caminho, mãos à obra em busca do sucesso profissional!

*A coluna assinada pela Love Mondays conversa com as mulheres que prezam pelas suas vidas profissionais, mas que não abrem mão de ter a qualidade de vida conciliada com suas carreiras.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Este conteúdo foi útil para você?

Love Mondays

Love Mondays

<3 Trabalho

close