Como contar ao chefe sobre a gravidez

Como contar ao chefe sobre a gravidez

De repente você começa a sentir o corpo diferente, a menstruação está demorando a vir e os enjoos são constantes. O sinal de alerta pisca na sua cabeça e o teste de farmácia combinado com o exame laboratorial confirmam a suspeita: você está grávida!

Para algumas, a gravidez pode vir depois de um longo período tentando, assim como outras podem ser pegas totalmente de surpresa. Planejada ou não, a gestação coloca todas no mesmo dilema: como dar a notícia ao chefe? O portal de conteúdo Go Girl Finance trouxe o depoimento de uma profissional de odontologia que passou por isso e é justamente sobre este tema que falaremos hoje.

Ainda que a chefia da sua empresa não seja sua prioridade na hora de dar a boa nova, deixar seus superiores bem informados sobre o andamento da sua gestação é importante tanto para você quando para seus superiores. Em vez de simplesmente sentar-se diante do chefe e anunciar que está grávida, é melhor ter uma conduta mais estratégica.

A preparação

A experiência da gestação é muito diferente para cada mulher. Enquanto algumas passam pela gravidez sem complicações, outras podem ter uma gestação de risco e depender de cuidados específicos. Sendo assim, a rotina de cada uma vai ser alterada de maneiras muito particulares.

De um modo geral, você sabe que vai precisar ter mais flexibilidade para encaixar seus horários de trabalho com consultas médicas. O ideal é que logo nos primeiros meses você converse com seu médico e tente fazer um prospecto de como será sua gravidez. Algumas dificuldades aparecem somente ao longo do período, mas existem riscos que são identificáveis logo no início da gravidez e demandam afastamento imediato do trabalho.

como contar ao chefe que estou grávida?

Por isso é importante que você tenha um feedback sobre a sua gestação antes de conversar com seu chefe, para que possa explicar como será sua situação. Neste momento, existem duas situações opostas: você está focada no nascimento de seu bebê e o chefe está com receio de perder uma funcionária. Sendo assim, é preciso alinhar um discurso que traga tranquilidade para as duas partes.

A condução da conversa

Na hora de conversar com seu chefe, esclareça como anda a sua saúde e do bebê. Você pode achar que ele não é o principal interessado nesse tipo de informação, mas é engano seu. Se você tem uma reviravolta durante a gestação e precisa se afastar bem antes do período previsto, será muito mais fácil para ele compreender se já tiver um background de como tem sido os últimos meses, do que simplesmente afastar-se sem maiores explicações.

Se você tem a convicção de que quer retornar à empresa depois de cumprir a licença maternidade, mostre segurança a ele sobre esse assunto. Por outro lado, se você não tem tanta certeza e acredita que possa querer pensar em outros rumos profissionais depois da maternidade, outro ritmo, outra dinâmica de trabalho, é melhor não falar nada sobre este tema por enquanto, deixe para falar sobre isso quando tiver sua decisão tomada.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close