Como cozinhar bem e economizar em 7 dicas fáceis

Como cozinhar bem e economizar em 7 dicas fáceis

Saber como cozinhar pode salvar seu orçamento. Duvida disso? Pense quanto custa pedir um delivery básico, ou almoçar fora. Dar um pulo no supermercado e adquirir os ingredientes sai mais barato e também pode ser mais saudável. Contudo, seja pela falta de tempo ou de habilidade, muita gente ainda corre da cozinha. A boa notícia é que não precisa ser nenhuma MasterChef para mandar bem fazendo sua própria comida. Essas dicas simples vão ajudá-la a perder o medo e colocar as mãos na massa (talvez literalmente).

1. Leia toda a receita

Sem pular nenhum trecho. A dica parece óbvia, mas, na correria, quem nunca apenas passou os olhos na receita e depois percebeu que não tinha um dos ingredientes na despensa? Separe um tempo para entender todos os passos e, só então, siga em frente.

2. Separe os ingredientes

Quem assiste MasterChef está careca de ouvir o tal do “mise en place”. O termo chique nada mais é do que o ato de deixar todos os ingredientes devidamente separados, medidos e com o pré-preparo que a receita pede – seja picar, moer, descascar, ralar, espremer ou processar –, assim como os utensílios necessários. Faça isso e, então, distribua-os na bancada de acordo com a ordem de uso. Sem esse processo, as chances de você se atrapalhar toda ou, pior, estar no meio do preparo e perceber que não tem um ingrediente, são grandes. Essa medida também evita o desperdício, pois você apenas preparará o que a receita pede.

como-cozinhar

3. Se não der, seja rápida

Apesar de ser o ideal, nem sempre dá tempo de separar tudo bonitinho. Nesses casos, dê prioridade para fazer o pré-preparo dos ingredientes que serão utilizados primeiro e aproveite as pausas da receita para fazer o mesmo com os demais. Por exemplo, enquanto a cebola está refogando, você pode picar o alho. Apenas tome cuidado para não se distrair e queimar a comida ou para não se cortar por causa da correria.

Leitura complementar

Cardápio da Semana

Cardápio da Semana

Ver mais

4. Mantenha a ordem na bancada

Organizar no começo é relativamente tranquilo. O grande desafio é se segurar para não deixar tudo espalhado e sujo durante o preparo. O desleixo atrapalha, e muito, na hora de cozinhar, pois será mais difícil encontrar os ingredientes e utensílios. Além disso, você acabará com menos espaço para trabalhar. Aproveite as pausas da receita e vá arrumando o que puder.

5. Invista em temperos

Um pouco de alho ou cebola – ou seja, ingredientes baratos e fáceis de serem encontrados – faz milagres por qualquer preparo salgado. Então, se eles agradam seu paladar, deixe a preguiça de lado e acrescente essas delícias à receita. Agora, se você realmente quiser arrasar na cozinha, vale a pena ter um bom arsenal de itens para temperar, como orégano, azeite, pimenta, alecrim, manjericão, mostarda cremosa, molho shoyu, salsinha e cebolinha. Se você pode ter uma mini horta em casa, ótimo! Senão, uma boa saída é optar por temperos desidratados ou congelar as versões frescas – o truque funciona muito bem com cebola, cebolinha e ervas.

6. Dê uma escapadinha

A receita não é uma lei que deve ser seguida à risca. Se você não gosta de um ingrediente, ou ele estiver muito caro, vale usar a criatividade e substitui-lo. Por exemplo, em algumas receitas, o creme de leite pode ser trocado por iogurte natural. Apenas tome cuidado para que isso não prejudique a receita – principalmente por conta da consistência. No caso dos temperos, a troca é mais livre e fica a cargo do seu paladar.

7. Curta o momento

Vista uma roupa confortável, escolha bem a playlist e, se quiser, separe uma taça de vinho. Assim, cozinhar deixa de ser uma mera obrigação e se transforma em um momento para você relaxar e curtir.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close