Como curtir o carnaval com as crianças

28.02.2014

-

Por Governess Consultoria Familiar

Como curtir o carnaval com as crianças

*Antoniele Fagundes

Você sabia que o carnaval é uma festa que provavelmente teve suas origens na antiguidade em celebrações de agradecimento aos deuses nos povos da Grécia?  Bom, da antiguidade até os dias de hoje, muito mudou na forma como festejamos o Carnaval. Aliás, as comemorações de Carnaval acontecem de forma diferente em vários lugares do mundo. No Brasil, por exemplo, a festa foi trazida pelos colonizadores, cresceu se misturando à cultura dos escravos vindos da África e hoje é a maior festa popular do País. São quatro dias de muito samba, fantasias, confetes e serpentinas.

E as crianças? Como entendem o carnaval? Algumas famílias se perguntam o que fazer no carnaval com as crianças. A resposta é bem simples, elas não precisam curtir grandes viagens ou grandes bailes de carnaval. Muito menos os pais precisam gastar grandes quantias de dinheiro com fantasias exuberantes e passeios mirabolantes.

O sentido da festa está ligado à alegria de dançar e cantar! E isso pode ser feito em casa, no prédio, na casa de campo ou de praia.

Pensar em programas mais prazeroso para a família, sem aquela obrigação de bailinhos de carnaval em clube, é uma opção considerável, concordam?

Vejam algumas ideias que eu separei para vocês curtirem o carnaval com os filhotes:

– Faça um CD de carnaval, com músicas que vocêgostava de ouvir quando criança e algumas atuais e depois curta a trilha sonora junto com seu filho;

– Chame os amiguinhos para uma matinê em sua casa;

– Prepare lanchinhos saudáveis e gostosos, como vitamina de frutas, gelatina colorida, sucos especiais de frutas e folhas, sanduiches naturais feitos com pão integral, etc…

Dica: coloque o suco ou água gelada em uma bonita suqueira e deixe as crianças se servirem a vontade!

jarras de suco para o carnaval

Sabe aqueles trabalhinhos de escola que você guardou do seu filho do ano anterior? Boa hora de aproveita-los! Primeiro junte todos encima da cama, escreva em uma folha o ano em que aqueles trabalhinhos foram feitos e a escola onde seu filho estudava na ocasião e tire uma foto! Depois, pegue esses trabalhinhos e com alguns faça confetes usando um furador de papel e com os outros, pinte-os e transforme-os em mascaras de carnaval.

Se preferir, use jornais e revistas que não estão mais em uso.

Dica: no final do texto eu separei dois exemplos de moldes de mascaras para vocês!

Como está fazendo calor, se sua casa não tiver piscina, compre uma piscina inflável e curta os dias de carnaval na piscina com seu filho escutando o CD de carnaval que você fez.. Não precisa ser uma piscina funda, basta que vocês consigam se refrescar!!! Para um melhor aproveitamento da água, compre também uma tampa para sua piscina inflável, assim você pode aproveitar a água por mais dias!

Bom carnaval para vocês!

 

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando famílias em todas as questões domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@governess.com.br.

molde para máscara

molde para máscara

 

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close