Como dimensionar melhor seu tempo

Como dimensionar melhor seu tempo

*Todo mês, o Finanças Femininas traz uma coluna mensal do Negócio de Mulher. A deste mês é sobre organização de tempo, para te ajudar tanto no trabalho quanto com todas as outras tarefas que temos que lidar.

Estamos sempre tentando transformar o tempo em algo mais concreto: temos relógios para contar as horas e os minutos, fazemos agendas para visualizar nossos compromissos, temos calendários para localizar em que dia estamos ou quanto tempo falta para uma data especial. A verdade é que essas estratégias que tornam o tempo mais visível servem de apoio para a nossa organização. Pelo menos é assim que deveria ser!

getting things done, finanças femininas, organização, calendário

Quero compartilhar com você uma dica prática para dimensionar e administrar melhor seu tempo: veja o todo e as partes. Como assim? Vou explicar:

– O bom e velho calendário:
Costumamos ter alguns compromissos mensais e até anuais, não é verdade?
Uma prova marcada com antecedência, contas a pagar ou o aniversário de alguém. É bom que seu calendário para essa finalidade, tenha espaço como uma planilha onde você possa registrar os compromissos básicos mensais. Mas precisa consultar e ter sempre à vista, ou então não adianta.

– Planejamento semanal:
Precisamos dessa visualização para ter noção das metas a atingir, como reorganizar o tempo em caso de imprevistos (não consegui dar aquele telefonema na quarta-feira, então que outro dia posso fazer isso?), quais janelas existem para encaixar novos compromissos e até para merecidas pausas!

– Dia a dia:
A organização imediata do tempo, definindo o que é necessário fazer hoje mesmo. E também na organização diária, veja o todo e as partes. Registre uma determinada tarefa e as ações relacionadas a ela. Por exemplo:

14:00
Tarefa:
Reunião com a equipe de trabalho

Ações:
– Pedir que a Maria leve o formulário X
– Checar os equipamentos: computador e projetor multimídia
– Telefonar para o João e confirmar a presença

Assim, você vai organizando o antes, o durante e o depois, tendo uma visão muito mais palpável do seu tempo.

Experimente! De início isso vai lhe tomar algum tempo? Sim, vai. Mas, com certeza, o tempo que você ganhará com esse planejamento vai ser muito maior e com muito mais qualidade! Depois me conte os resultados!

Juliana Garcia
Master coach, psicodramatista, especialista em desenvolvimento pessoal e profissional, realiza processo de coaching para empreendedorismo criativo. Apoia as pessoas a viverem fazendo aquilo que amam, através da descoberta de seus talentos e o desenho de um planejamento concreto de ações.

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close