Como economizar nas festas de fim de ano

Como economizar nas festas de fim de ano

Ao mesmo tempo em que trazem consigo bons momentos e recordações, as festas de fim de ano podem acabar causando algumas dores de cabeça, inclusive financeiras. Sem planejamento, não é difícil que os gastos com presentes, decoração e comidas acabem consumindo boa parte da renda e extrapolando o orçamento.

Com um pouco de cuidado, entretanto, as festas não precisam se tornar sinônimo de descontrole financeiro. Isso porque muitas dessas despesas podem ser evitadas, seja por serem impulsivas, desnecessárias ou substituíveis. Confira as dicas para não gastar dinheiro à toa, se manter firme na sua previsão de gastos e começar o ano com o pé direito.

1) Faça você mesma
Uma ótima maneira de economizar, é colocando a mão na massa e fazendo você mesma a comida e enfeites para a festa. Talvez não dê para preparar tudo, mas com uma dose de organização e pesquisa é possível reduzir o gasto com diversos itens.

Mesmo que você não se considere muito talentosa na arte do DIY, existem diversos sites que podem ajudá-la com o passo a passo de ótimas receitas e itens de decoração – confira algumas dicas aqui. Além disso, não é preciso gastar fortunas para preparar a casa, detalhes simples e bem-feitos já podem fazer toda diferença no clima da sua festa.

2) Divida os gastos
Mesmo investindo no DIY, é importante lembrar que ninguém precisa fazer tudo sozinha. Dividir os gastos – e o trabalho – é fundamental para que ninguém fique sobrecarregada, física ou financeiramente. Os participantes da festa podem dividir as responsabilidades: decidindo quem levará cada comida e bebida e também artigos de decoração ou utensílios para a festa. Vocês também podem fazer uma vaquinha ou usar uma planilha para compartilhar os custos.

3) Varie receitas
Alguns ingredientes típicos das festas de fim de ano podem ter valores bem salgados – e ainda inflacionados pela alta procura nesse período. É o caso de produtos como o bacalhau, frutas secas, castanhas e aves festivas. Para economizar, você pode usar a sua criatividade e variar as receitas, usando carnes e peixes menos característicos, por exemplo. Dessa maneira, você poderá oferecer aos convidados pratos tão, ou até mais, saborosos que os tradicionais e gastar menos. Um dica é investir em refeições leves ou frias, para combinar com o calor das datas.

economizar_fim_de_ano_interna

4) Faça compras com antecedência
Fazer compras com antecedência é uma estratégia fundamental para economizar. Com tempo hábil, você poderá adquirir aos poucos os produtos necessários e terá condições de encontrar boas promoções e evitar de pagar mais caro pelos itens conforme a data se aproximar. Além disso, com organização, poderá fugir do tumulto dos últimos dias e ganhará muito em comodidade.

5) Evite o exagero
Todo mundo gosta de abundância nas festas de fim de ano, mas antes de sair comprando comida e bebida, defina quantos convidados estarão presentes na festa. Não exagerar nas porções é importante para economizar e evitar o desperdício.

Na hora de calcular as quantidades, considere o tempo previsto da festa, a faixa etária dos convidados e o número de homens e mulheres presentes. É muito importante também levar em conta a variedade de comidas e bebidas: quanto mais opções, menor será o consumo de cada item, por isso, não defina as quantias pensando em cada prato individualmente, mas contabilizando o total servido.

6) Inove na maneira de trocar presentes
Trocar presentes é um costume de Natal, mas ninguém dá conta de presentear todas as pessoas que gostaria. Por isso, é interessante variar a maneira fazê-lo. Vocês podem, por exemplo, organizar um amigo secreto (inclusive há variações divertidas da brincadeira) ou combinar de presentear só as crianças, por exemplo. É legal que as pessoas envolvidas conversem e descubram o que funciona melhor para elas.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close