Como encaixar o cuidado com a aposentadoria no seu dia a dia?

Como encaixar o cuidado com a aposentadoria no seu dia a dia?

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

Pense nas vezes em que você planejou fazer uma linda viagem nas suas férias, mas a ideia foi por água abaixo porque o dinheiro não foi suficiente para a concretização do seu plano. Pense também nas vezes em que, para não ter que abrir mão da sua vontade de viajar, acabou parcelando sua viagem por praticamente um ano inteiro. É ruim a sensação de ver o Natal se aproximando e ainda estar pagando o passeio do ano anterior, não é mesmo?

Pois bem, você já refletiu sobre o que te impede de conseguir juntar o dinheiro necessário para fazer uma viagem? O roteiro do passeio pode estar completamente definido em sua cabeça, mas e o planejamento para arcar com os custos de cada detalhe, onde está?

Entre a meta de viajar surgem algumas festas, produtos em liquidação que parecem imperdíveis, um imprevisto que leva parte da sua grana e entre um percalço e outro, o dinheiro da viagem vai sumindo sem que você perceba.

Com a sua previdência, a situação não é muito diferente. Ano após ano surge uma nova prioridade em seu caminho e a reserva financeira vai ficando em segundo plano. Sejamos objetivos: a verdade é que sua vida não vai parar para que você junte dinheiro para o período de sua aposentadoria.

cuidado-aposentadoria-dia-a-dia-caixa

É a viagem com amigos na época da faculdade, a festa de formatura, o intercâmbio profissional, o casamento, os gastos com filhos, despesas com a saúde, enfim, há uma lista infindável de gastos que surgem ao longo da vida: alguns possíveis de evitar, outros não.

A saída para ter uma aposentadoria capaz de lhe proporcionar uma vida com qualidade e tranquilidade é ter a ciência de que a reserva financeira para este fim precisa ser mantida – junto com todas as demais despesas que fazem parte da sua rotina.

Para evitar o mau hábito de deixar de aplicar em seu plano mensalmente, uma saída é programar um investimento fixo mensal, que será encaminhado para sua previdência assim que o salário cair em sua conta corrente. Dessa forma, você nem vê o dinheiro e não conta com ele para as despesas do mês. O efeito disso pode não ser sentido no presente, mas lá na frente você vai perceber a diferença desse cuidado.

Ao olhar para trás, provavelmente será difícil lembrar o quanto gastou com suas despesas fixas ou com seu lazer, mas será prazeroso perceber o quanto seu patrimônio cresceu ao longo dos anos com o cuidado de economizar.

Fotos: iStock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close