Como estar bem vestida no ambiente corporativo?

Como estar bem vestida no ambiente corporativo?

Estar preparada para todas as ocasiões não é só um desafio inanceiro. Além de ter suas contas todas organizadas, você também precisa estar bem vestida para diversas situações. A roupa certa para o momento certo traz sempre um bem-estar e massageia o ego. Afinal, quem não gosta de se sentir linda?

Conseguir equilibrar as duas coisas pode ser difícil, mas não impossível. A primeira atitude a tomar é evitar exageros. Faça uma rapa no seu guarda-roupa e elimine todas as peças que não usa mais ou que não servem. O desapego traz a sensação de liberdade e abre a possibilidade de adquirir novas peças – além disso, você consegue ver melhor o que tem e pensar em combinações diferentes!

Sabendo o que realmente precisa você não comete deslizes e só compra o que realmente precisa. “A roupa pode dizer muito sobre uma pessoa e serve como cartão de visitas. Para exemplificar isso veja as fotos do projeto Kleider Machen Leute” (“A Roupa Faz o Homem”), de Herlinde Koelbl. A mosta reúne 70 fotografias retratando pessoas de diferentes áreas com e sem uniforme. Vale refletir!”, diz Adriana Branco, consultora de imagem pessoal, executiva e corporativa.

Identifique o ambiente
O ponto básico para se vestir bem no ambiente corporativo é saber quais são as referências da sua empresa. Pense e relacione como as pessoas da mesma empresa se vestem e, claro, procure saber o que pode ser aproveitado para o cargo que ocupa. “Profissões e cargos que precisam transmitir confiabilidade e consistência, costumo indicar peças com cores mais sóbrias, com caimento estruturado. Cabelo, maquiagem e esmalte discretos”, diz a consultora de imagem pessoal.

Se este não for o seu caso e o ambiente de trabalho for mais casual e descontraído, pode sair do padrão escritório. “Para os profissionais que podem deixar a formalidade em casa, estão liberadas cores mais claras e vivas, com estampas e acessórios modernos”, afirma Adriana.

Em ambos ambientes é preciso estar confortável. “Roupas de malha devem ser deixadas apenas para o momento de descanso. O ideal é que você escolha tecidos planos, ou seja, que não esticam muito”, explica. 

Toque final do look
O segredo para incrementar a combinação são os acessórios. Eles não precisam ser necessariamente caros. Para dar um tchan e deixar seu look mais chique escolha os que mais combinem. Pode ser sapato, lenço, anel, pulseira, relógio, colar, cinto e bolsa. “Mantenha a aparência de todos eles impecáveis. Opte por materiais de qualidade. Acessórios de plástico caem melhor em momentos de lazer”, indica Adriana.

Quantidade X Qualidade
Nem sempre as peças mais baratas vão resolver o seu problema. Aproveite as liquidações, outlets e grandes bazares para comprar roupas e acessórios com um preço mais acessível. “Você não precisa ter um grande número de roupas. Tenha poucas, porém boas. Escolha peças com acabamento durável. Estando com as peças impecáveis, você mantém a imagem elegante”, descreve.

Qual seu segredo para se vestir bem?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close