Como eu devo organizar os meus investimentos?

Como eu devo organizar os meus investimentos?

Quando o assunto é investir dinheiro você pode ficar com a cabeça cheia de dúvidas. Qual o melhor investimento para o meu perfil? Qual o tipo de investimento mais ajustado ao meu padrão de vida? A conjuntura do país favorece quais tipos de investimento? Mas antes mesmo de fazer qualquer uma dessas questões, você precisa definir as suas prioridades.

Por exemplo, você pode até se interessar pelo mercado de renda variável e optar por uma postura mais agressiva na hora de investir, mas antes de assumir os riscos dessa escolha, o mais prudente é ter uma reserva de emergência e também sua aposentadoria garantida.

Na verdade, independente de qual for o seu perfil de investimentos e os produtos que você escolherá para aplicar seu dinheiro, o ideal é que você organize seus objetivos em alguns pilares. É uma forma de manter uma margem de segurança, seja lá qual for o nível de risco ao qual você estará exposta.

Reserva de emergência

Essa é a base das suas reservas financeiras. Antes de pensar na aposentadoria, antes de pensar no aumento do patrimônio, você precisa ter a segurança da sua reserva de emergência se for surpreendida por uma situação inesperada.

Todas nós sabemos que a vida tem lá suas surpresas e nem todas elas são agradáveis. De repente seu desempenho no trabalho está ótimo e você tem tudo para trilhar uma carreira incrível dentro da empresa, mas uma crise pode culminar no corte de funcionários e você ser uma das prejudicadas. Assim como a morte de um parente próximo de forma repentina ou mesmo o surgimento de uma doença que requer um tratamento mais delicado.

Enfim, todos esses são exemplos que a gente não gosta nem de pensar e rezamos todos os dias para que não aconteçam conosco, mas a prevenção é necessária. Procure manter uma reserva de emergência, uma grana que seja suficiente para que você se mantenha por pelo menos três meses, até conseguir colocar a vida nos eixos novamente.

Para não correr o risco de ter uma grande oscilação, o ideal é que este dinheiro fique aplicado em um investimento bem conservador, pode ser até mesmo uma caderneta de poupança.

como eu devo organizar meus investimentos

Aposentadoria

Aumentar o patrimônio é importante, mas pensar no conforto que você merece depois de anos trabalhando duro é ainda mais essencial. Pode ser temerário manter um alto padrão de vida pensando somente na atualidade, exposta a grandes oscilações de mercado, mas sem pensar em consolidar o dinheiro que lhe será útil no futuro.

Por exemplo, vamos supor que você goste de investir na Bolsa de Valores, esteja disposta a passar pelas oscilações do mercado, mas não diversifique seus investimentos. Se houver algum revés no mercado financeiro e seus ativos desvalorizarem, você pode perder grande parte do que investiu e ficar sem outras opções para recuperar seu dinheiro.

O ideal é que antes de pensar em enriquecer, você garanta um investimento que te possibilite aposentar com qualidade de vida.

Melhorando o patamar econômico

Resolvida a questão da reserva de emergência e da aposentadoria, é hora de pensar em investimentos que melhorem o seu padrão financeiro. É importante organizar os investimentos seguindo essa lógica para que você não caia na tentação de mexer em um dinheiro que não deve.

Imagine a sua reserva de emergência como um dinheiro que não é seu, pense como se fosse um empréstimo com juros altíssimos! Isso pode ajudar o seu inconsciente a não tocar em um centavo daquela grana, a não ser em caso de uma  situação realmente de urgência.

Quanto a aposentadoria, a lógica é a mesma. Pense que se você usufruir desse investimento agora, pode passar um enorme sufoco no período em que deveria apenas relaxar e aproveitar a vida.

Com isso em mente, pense nos seus investimentos para melhorar seu padrão financeiro. Para essa situação você tem toda a flexibilidade para optar por produtos que sejam alinhados com o seu perfil financeiro.

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close