Como evitar as tentações de resgatar a previdência fora de hora

Como evitar as tentações de resgatar a previdência fora de hora

*Post patrocinado pela Caixa Seguradora

Economizar dinheiro é um ato que requer disciplina. Uma vida financeira independente e sob controle depende, antes de mais nada, de compromisso com a economia de dinheiro. E se esse hábito não é tão frequente em sua rotina, isso não significa que esse cenário não possa mudar. De fato, a realidade é que todo mundo muda. Somos capazes de refletir e optar por mudanças que farão diferença em nosso futuro – isso vale para traços de comportamento, hábitos cotidianos e relações pessoais.

Se hoje você é uma pessoa que gasta mais dinheiro do que deveria e que não olha para o seu futuro com o cuidado que ele merece, não é tarde para que uma mudança aconteça neste sentido e que você adote um comportamento mais positivo em relação a sua vida financeira.

Com a transição de governo, todo mundo vem acompanhando com atenção as mudanças em relação à reforma da previdência. As transformações nesse cenário dão um alerta para a população de que confiar somente no dinheiro acumulado na Previdência Social pode não ser suficiente para garantir uma boa qualidade de vida.

Nesse sentido, o primeiro passo para ter um futuro bem cuidado é priorizar a economia para aplicar na previdência privada desde já. Comece com um pouco a cada mês e vá aumentando o montante aos poucos, à medida que o hábito vá se incorporando à sua rotina.

Abaixo, seguem também algumas dicas para que você evite sacar o dinheiro da previdência para outros fins.

previdencia_resgate_interna

Fundo de emergências

Sempre mantenha em mente que o dinheiro da sua previdência é intocável. Sendo assim, na hora de economizar, separe o dinheiro em duas porções: aquela destinada à sua aposentadoria e outra voltada para um fundo de emergências. Imprevistos podem acontecer, como gastos para tratar um problema de saúde, reforma emergencial ou desemprego. O fundo de emergências é importante para que você se resguarde em situações como essas sem precisar mexer no dinheiro da previdência.

Evite crédito caro

Fazer dívidas pode ser muito fácil, especialmente se você não estiver atento aos custos do crédito que está adquirindo. Tenha atenção com as compras feitas no cartão de crédito – para evitar cair no crédito rotativo – e com o uso do cheque especial.

Planeje seu lazer dentro do orçamento

Passeio de férias, saídas aos fins de semana, entre outras programações, fazem parte de uma vida saudável e precisam integrar o seu orçamento. No entanto, monitore sempre as suas despesas para que elas se encaixem no seu orçamento sem prejudicar a economia mensal para o seu futuro.

 

Fotos: IStock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close