Como fazer um trabalho realmente criativo?

Como fazer um trabalho realmente criativo?

A criatividade é a chave para destacar-se no trabalho, mas somente ser criativa não quer dizer muita coisa. Se você refletir friamente sobre o assunto, vai perceber que a criatividade, isolada, não tem potencial de tornar-se algo concreto. Se a intenção é realmente ter resultados, é preciso encarar essa qualidade apenas como um “estalo” para algo que será maior.

Quando você quer garantir que é uma pessoa criativa, é preciso que saiba demonstrar isso em situações práticas. Mais ainda, é preciso provar que sua criação é possível, e não apenas uma ideia mirabolante. Em outras palavras, é preciso separar ideias de soluções.

A melhor maneira de demonstrar o seu potencial de criatividade é usa-la para gerar soluções de situações problemáticas. Nada mais adequado do que a solução de um problema para demonstrar o quanto a sua ideia é necessária. Afinal, é a demanda que determina o quanto uma ideia é realmente valiosa, não é verdade?

melhor forma de ser criativa

A concretização da ideia

Além o “timing” ideal para a criação de uma ideia – que tenha o potencial de resolução de um problema – é preciso que ela venha acompanhada de um plano de execução. Novamente, por mais que sua ideia seja incrível, é preciso que ela seja elaborada com seus dois pés no chão, de acordo com o orçamento da empresa.

Somente apontar um caminho ainda é pouco, é possível mostrar o quanto é preciso gastar para percorrer aquele caminho e alcançar um resultado. Trace um prospecto dos potenciais da sua ideia inovadora, o que ela pode trazer de valor para sua empresa e também as margens de risco de apostar na criação feita por você. É uma maneira de provar que você está condizente com a realidade, que não está sendo evasiva na hora de criar.

Se você analisar bem, o mais importante é que você pense no final, que você vislumbre a ideia já executada, ou seja, que foque mais no resultado do que na iniciativa de propor uma ideia. Sua criatividade deve ser somente parte de um “pacote”. Uma grande ideia, porém longe de ser concretizada, apenas mostra que você tem uma imaginação fértil. Portanto, tenha um olhar mais prático diante dos desafios profissionais e use a sua criatividade com sabedoria!

 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close