Como funciona o score de crédito

Como funciona o score de crédito

Na hora de pedir um financiamento imobiliário, solicitar cartão de crédito ou abrir um crediário, um score de crédito alto pode dar um grande empurrão à sua aprovação. Isso porque esse é um dos critérios utilizados por bancos e lojas, por exemplo, para avaliar a possibilidade de você pagar as suas dívidas em dia.

Entender o que é essa pontuação e o que você pode fazer para melhorá-la pode ajudá-la a ter mais controle sobre a sua vida financeira. Confira, então, como funciona o score de crédito.

O que é score de crédito

O score nada mais é do que uma “nota” dada a você, considerando a sua trajetória como consumidora. Ele considera uma série de fatores, como seu histórico de crédito, se pagou suas contas em dia nos últimos anos ou se está negativada. Órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil, calculam essa pontuação.

Quanto mais alto o seu score, melhor pagadora você será considerada. Assim, poderá ser mais fácil ter acesso a diversas modalidades de crédito – lembrando que nenhuma dívida deve ser feita sem avaliação e planejamento financeiro. Vale esclarecer, no entanto, que essa pontuação é somente um dos critérios utilizados pelos credores. Ou seja, pode ser que esse fator não seja levado em conta pelo banco ou loja que você procurou.

Como consultar o seu

A Serasa e a Boa Vista SCPC lançaram recentemente ferramentas de consulta online e gratuita do seu score de crédito. É só acessar as plataformas, fazer o seu cadastro e verificar. Por meio dessas páginas também é possível obter informações sobre o que você pode fazer para aumentar a sua pontuação.

como_funciona_score_interna

Como melhorar a sua pontuação

Lembre-se: a pontuação de crédito não é definitiva e pode ser alterada. Consultar o seu score e tomar algumas medidas para aumentar a sua pontuação antes de buscar um credor, pode facilitar a sua vida financeira. Confira, então, quatro dicas da Serasa para melhorar o seu score:

1) Limpe seu nome

Se o seu nome está sujo, seu primeiro passo deve ser limpá-lo. Negocie com os credores e quite suas dívidas em atraso.

2) Mantenha seus dados cadastrais atualizados

Atualizar suas informações pessoais – como endereço, email e telefone – nas bases das empresas de proteção ao crédito também pode ajudar a aumentar a sua confiabilidade como consumidora.

3) Pague suas contas em dias

Manter um bom histórico de pagamento é fundamental para ver seu score subir. Nesse caso, colocar suas contas em débito automático pode ajudar.

4) Tenha um cadastro positivo

O cadastro positivo é um “currículo financeiro” que reúne os pagamentos que realizou em dia, seja de empréstimos, financiamento ou contas rotineiras, como luz e água.

 

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close