Como ganhar dinheiro com um site ou blog?

Como ganhar dinheiro com um site ou blog?

Você já pensou em montar um site/blog e ganhar dinheiro escrevendo sobre aquilo que gosta e entende? A ideia passa pela cabeça de muita gente, a grande dúvida da maioria é saber ao certo como ganhar dinheiro com a iniciativa. Antes de mais nada, é preciso pensar de um modo bem amplo, não adianta somente criar o conteúdo e esperar que a audiência surja repentinamente.

É preciso trabalhar com a definição do seu público, a expansão da sua audiência e entender como você pode ter retorno financeiro através de seu alcance. Hoje, a Carol Ruhman, fundadora do Finanças Femininas, conta um pouco sobre algumas estratégias que podem ser adotadas para ganhar dinheiro com seu blog ou site.

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Banners

O meio mais tradicional é gerar dinheiro para o blog/site através de publicidade. Na hora de fazer o planejamento do design da sua home, pense em locais estratégicos para destacar os banners. Você pode conseguir o anúncio pelo serviço de adsense do google ou falando diretamente com os responsáveis pela área de mídia das agências de publicidade.

Lembrando sempre que quanto maior a afinidade do anúncio com o material do seu site, maiores as chances de um bom retorno tanto para você quanto para quem está anunciando. Se você tem um blog sobre animais, é mais fácil conseguir vender um banner para um pet shop do que para uma loja de artigos esportivos.

Publiposts

O publipost consiste na elaboração de um conteúdo patrocinado. Normalmente são as pessoas que cuidam da parte de mídia das agências que também cuidam desta parte, ou seja, você vai procurar a mesma equipe que trata dos banners. Neste caso, no entanto, conteúdo não pode ser somente uma propaganda convencional. O ideal é elaborar um conteúdo relevante, com diferencial, para estimular as pessoas a adquirirem determinado produto ou serviço. É essencial que você destaque aos seus leitores que aquele conteúdo é patrocinado.

Financiamento coletivo 

Essa opção é interessante para sustentar uma boa ideia ou iniciativa com a ajuda de uma massa de pessoas que concordem com você ou tenham interesse em ver o seu projeto crescer. O financiamento coletivo, ou crowdfunding como é chamado em inglês, vem se popularizando e ganhando novos formatos. O Patreon, por exemplo, oferece a possibilidade da plataforma interessada no financiamento oferecer diferentes tipos de vantagens ou benefícios para aquelas pessoas que toparem fazer uma contribuição mensal para manter um site/blog no ar. O Lugar de Mulher e o Overloadr são exemplos de sites que utilizam o Patreon.

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Criação de produtos

Extrapole o que você já faz convencionalmente e crie produtos diferentes para seu público. Podem ser cursos, palestras, e-books, enfim, o modelo que for mais ajustado para o seu nicho. Pense em outras formas de vender o seu conteúdo e utilize a sua própria plataforma para divulgação. “Tire um tempo para pensar que tipo de conteúdo especial você pode criar, quais formatos diferentes pode oferecer para gerar receita independente de marcas”, recomenda.

Ela orienta ainda que você pode, por exemplo, oferecer palestras e fazer os primeiros eventos gratuitamente, para gerar relacionamento com novas pessoas e criar portfólio. Ao longo do tempo e experiência, você terá expertise suficiente para vender o seu produto.

Parcerias

Essa é uma ótima estratégia para expandir a sua rede e aumentar a audiência. Além de agregar valor ao site por trazer pontos de vistas diferentes sobre assuntos variados, você aumenta a abrangência do seu site ou blog. Essa matéria da Folha mostra como blogueiros conseguem faturar com base nos diferenciais que criam para sua base de leitores.

Produção de conteúdo

Sites com uma boa bagagem de conhecimento sobre determinado assunto conseguem ganhar dinheiro através da prestação de consultoria ou por venda de conteúdo relevante o suficiente para impactar as pessoas através de seus próprios canais. “Criar uma linguagem que tenha ressonância com seu público pode ser uma vantagem muito grande. Você passa a ser visto como autoridade no assunto e vende essa expertise para marcas”, conclui.

Crédito das fotos: Shutterstock

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