Como investir com inflação alta?

Como investir com inflação alta?

É só ir ao supermercado para ter certeza de que a inflação está alta. Agora, como há muito tempo não se via no País, nós brasileiras estamos sentindo na pele o aumento dos preços. O cenário econômico está instável e dá medo. Mesmo assim, isso não deve ser desculpa para não investir – pelo contrário! Agora sim é que investir se faz realmente necessário, pois é só assim que dá para manter o nosso patrimônio e não ver o nosso poder de compra minguar conforme a inflação avança…

É sempre bom ter cautela e entender o que está fazendo. O primeiro passo é guardar um pouquinho de dinheiro todo mês. Continue lendo nossas matérias, acompanhando o jornal e conversando com suas amigas. Dessa maneira vai tratar com mais facilidade e pode se dar bem. Para você fazer uma escolha certa, reunimos algumas dicas. Confira:

Para começar
Acompanhe o cenário do país, ou seja: os preços estão variando e a inflação não para de aumentar? Então escolha ativos que rendem conforme as taxas de mercado variam. Bons exemplos disso são os Fundos DI, títulos do governo como LFTs e CDB. Outra opções são os investimentos com renda pré-fixada, como os títulos do Tesouro Direto LTN e NTN-F.

Já investe?
Se você já tem o seu dinheiro investido, veja como suas aplicações estão performando e se elas continuam sendo uma boa opção em tempos de inflação elevada. Acompanhe o andamento da economia todos os dias. Lembre-se que todo investimento tem riscos e você não está fora disso. Então se cuide, mas fique atenta ao mesmo tempo. Se estiver perdendo muito dinheiro, talvez seja hora de resgatar e procurar uma outra opção. As vezes os investimentos com mais riscos podem oferecer mais segurança nestes momentos. Por incrível que pareça…

Converse com seu gestor
Para as mulheres que aproveitaram e escolheram um fundo de investimento a melhor coisa a fazer é conversar com o gestor dele. Se ficar em pânico é provável que tome a decisão errada e perca dinheiro. Então se acalme! O cenário econômico é como um avião voando no céu – tem períodos de turbulência e outros de céu de brigadeiro. Fique firme e troque ideias. Então procure o seu gestor e ouça com calma o que ele tem a dizer. A partir desta conversa você decide o que faz. Não seja ansiosa e tome decisões precipitadas.

Qual seu principal medo?

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close