Como juntar dinheiro sem deixar de aproveitar o presente

Como juntar dinheiro sem deixar de aproveitar o presente

Quando passamos muito tempo economizando dinheiro para os planos do futuro e nos privamos de curtir o presente, um dilema aparece: será mesmo que deveria viver pensando somente no dia de amanhã e deixar o presente passar em branco? As mais cautelosas não vão abrir mão de pensar no futuro, enquanto outras preferem seguir ao pé da letra aquela história do Carpe Diem.

Bom, o ideal é pensar no dia de amanhã, mas sem deixar de viver o agora com intensidade. A chave para conseguir isso é buscar um equilíbrio na hora de planejar os gastos.

Economia para o futuro e para a diversão

O primeiro passo para conseguir equilibrar o que você gasta e o que economiza, é manter seu orçamento muito bem controlado. Sabendo de tudo que entra e sai da sua conta, você faz um balanço do que vai deixar guardado para o futuro e o que vai separar para seu lazer e diversão.

Para não sair do controle com os gastos, sem deixar de aproveitar o presente, as economias devem ser feitas para as duas coisas. Outra dica que pode ser bem útil é equilibrar os programas que saem mais caros com outros gratuitos ou bem baratinhos. Por exemplo, se em um fim de semana você quer ir a um show com ingresso meio salgado, separe dinheiro para isso e pense em algo mais tranquilo para os outros finais de semana daquele mês.

Procure informar-se sobre eventos de graça em sua cidade, reúna os amigos em casa, tire um fim de semana para ficar namorando e vendo filmes no conforto da sua cama. Dá para ficar com as contas em ordem, sem precisar abrir mão da sua diversão!

como juntar dinheiro

Busque prazer em seu trabalho

Permanecer em um emprego que não te satisfaz pode sair bem mais caro do que você imagina. O estresse e a insatisfação de fazer diariamente algo que você não gosta faz com que você busque satisfação em outros aspectos. É ai que surgem aqueles “vícios” de felicidade temporária. Você acaba fazendo compras por compulsão, porque sente-se no direito de lhe fazer um agrado. Gasta mais do que devia nos programas de fim de semana, porque afinal aquele acaba tornando-se o momento para aliviar a tensão e buscar alegria na vida.

Quando você concentra suas energias em um trabalho que lhe dá prazer e possibilidades de crescimento, a história é completamente diferente. Essa necessidade de satisfação instantânea e de “comprar” felicidade começa a desaparecer, já que você trabalha com outro gás, feliz com o que está fazendo.

 

E você, como administra o dinheiro entre o presente e o futuro? Compartilhe conosco a sua experiência!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close