Como lidar com as mudanças profissionais?

Como lidar com as mudanças profissionais?

Grandes mudanças na vida profissional deixam a gente com o coração acelerado, principalmente no início da carreira, quando os questionamentos e descobertas costumam ser mais acentuados.

Optar pela carreira pública e garantir estabilidade financeira ou ir atrás do emprego dos sonhos? Iniciar uma carreira em uma empresa renomada ou abrir um negócio próprio? Investir em uma pós-graduação ou fazer uma viagem para ampliar a bagagem em sua área de atuação? Um novo curso? Chutar o balde e começar do zero? O fato é que, no fim das contas, não é fácil tomar uma decisão mesmo depois de preencher uma lista de prós e contras.

Se você está passando por essa situação, sem saber qual a melhor decisão a tomar, infelizmente não temos uma resposta pronta. O que podemos fazer é sugerir algumas reflexões que podem lhe ajudar a decidir que rumo tomar.

De que forma essa mudança te motiva?

Pense na realidade que você vive hoje e nas mudanças que essa decisão profissional trariam de imediato para sua vida. Você acha que se sentiria mais realizada? Essa mudança traria um aprendizado diferente, desafios novos?

Avalie se a sua mudança traz novidades para sua vida ou se você está mudando de cadeira para fazer “mais do mesmo”. Antes de seguir um novo caminho, você precisa colocar na balança o que não está lhe fazendo bem na posição atual e como essa mudança poderia mudar essa realidade.

como lidar com decisões profissionais?

Dá para aliar satisfação pessoal e retorno financeiro?

Antes de mais nada, não é aconselhável que você decida sua vida profissional pensando somente na remuneração, principalmente no começo da carreira. É claro que o dinheiro é muito importante, mas você precisa ponderar se esta decisão poderá lhe abrir portas e se tem a ver com seu perfil.

O pensamento aqui é sempre a longo prazo. Pense bem, você aceita um emprego em que ganha um bom salário, mas a função não lhe agrada e as possibilidades de crescimento são remotas ou muito restritas. Quais são as suas perspectivas em um lugar assim? O salário que você considera bom hoje será suficiente para o seu padrão de vida daqui a uns cinco anos?

De repente optar por um caminho em que inicialmente você não tenha o retorno financeiro que deseja pode ser mais interessante, porque este caminho pode te levar a um crescimento maior, principalmente se estiver de acordo com as coisas que você gosta e tem talento para fazer.

Quais outros benefícios essa mudança pode lhe trazer?

Mudar seus rumos profissionais agora pode lhe ajudar a melhorar seu networking ou te apontar possibilidades que você talvez ainda nem percebeu? Esses são dois grandes benefícios que podem trazer boas reviravoltas para sua vida.

Apostar em um desafio onde você tem muito aprender, em vez de dominar todas as habilidades necessárias, pode trazer um crescimento enorme, além da descoberta de potencial para novas funções.

O segredo da coisa não é ter garantia de tudo, ter completa segurança do que vai acontecer. Porque por mais que você tente prever o que vai acontecer, não adianta muita coisa. Independente do rumo que você tomar, acredite em sua decisão, não dê confiança ao medo ou à insegurança. Lembre-se sempre que as escolhas que tomamos, certas ou equivocadas, trazem um dos elementos mais essenciais em nossas vidas: maturidade!

 

E você, como já precisou mudar de rumos em sua carreira? Conte para nós a sua experiência! 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close