Como manter a casa em ordem durante reformas

11.04.2014

-

Por Governess Consultoria Familiar

Como manter a casa em ordem durante reformas

*Antoniele Fagundes

Todos que já passaram por uma reforma em casa sabem o quanto é complicado esse momento. Principalmente em casa com crianças ou animais de estimação, não é mesmo?

Para começar uma reforma, primeiramente eu sugiro que façam um planejamento e um cronograma do tempo estimado que a obra precisará para terminar. Não deixe de considerar que imprevistos sempre acontecem e que este tempo é somente uma estimativa e não uma certeza do término!

Contrate somente mão de obra qualificada e de preferência profissionais que tenham sido indicados por pessoas de sua confiança.

Se você optou por deixar a sua residência enquanto ela estiver em reforma, não deixe de ir  (se possível diariamente) até lá para verificar se tudo está correndo como deveria. Muitas vezes só o olhar do dono é que resolve algumas coisas! Por isso, mesmo que contrate um administrador para sua obra, não deixe de visita-la.

Segurança

Depois de escolhida a equipe que fará sua reforma, é momento de combinar o horário de entrada e saída dos pedreiros e mestre de obras.

Não deixe de pedir as identificações de cada um deles. Se você mora em um condomínio e este não costuma pedir identificação para os visitantes, combine com o síndico para que o pessoal da obra se identifique na entrada. Você pode combinar para que eles deixem os documentos guardados na entrada durante o período em que estiverem em sua residência ou que assinem um caderno constando nome completo, RG e os horário de entrada e saída.

Nunca deixe portas e portões abertos em sua casa em virtude da entrada e saída dos pedreiros. Explique que as portas nunca devem permanecer abertas em momentos que não estiver ninguém próximo ou necessitando entrar e sair.

Quando eles precisarem retirar entulhos, peça que este trabalho seja feito por no mínimo duas pessoas. Um deverá ficar responsável pelo portão enquanto a outra entra e sai com o carrinho de entulho.

Caçambas

Falando em entulhos, se você irá contratar uma caçamba, não a deixe por muito tempo na porta de sua casa pois, infelizmente, muitas pessoas acabam acumulando entulhos dentro desta e a caçamba ficará cheia e talvez você necessite chamar mais caçambas do que o necessário.

O Almoço

Geralmente os pedreiros de obra costumam almoçar na residência onde estão trabalhando.  Para não ter inconvenientes, disponibilize um espaço na geladeira e um microondas para eles possam utilizar. Combine com a sua empregada que ela ficará responsável por guardar , aquecer  e pegar na geladeira as marmitas dos pedreiros, limitando assim o acesso deles em áreas como a sua cozinha, por exemplo. Combine também de no início do dia disponibilizar garrafas cheias de água e copos. Assim eles estarão com tudo que precisam e não será necessário chamá-la a  todo momento.

como lidar com reformas em casa

O uso do banheiro

O uso do banheiro é algo que precisa também ser bem combinado. Se na sua casa possuí  mais de um banheiro, eu acho adequado que você e sua família use um e os pedreiros usem o outro. Se você tiver banheiro na área de trabalho, melhor ainda! Converse com o mestre de obras para que todos mantenham o banheiro limpo e disponibilize materiais de limpeza para o ambiente.

Proteger os móveis e o piso

Retire do ambiente que for passar por reforma, todos os objetos decorativos. Os móveis leves como cadeiras, etc…se possível, devem ser acomodados em outro espaço. Já os moveis pesados, como  a mesa s e sofás, se não houver como transportá-los para outro ambiente, compre lonas e envolva em todo o móvel para protegê-lo de poeira, tintas, etc…

Se o local da reforma for um quarto ou um espaço que possa ser fechado, feche-o! Proteja os vãos da porta com panos úmidos e fita crepe nas fechaduras. Não se esqueça de instruir os pedreiros ou a sua empregada, se molhar os panos todos os dias.  Se achar necessário, proteja também o seu piso.

Dica:

Converse com os pedreiros sobre a possibilidade de jogar um pouco de água sobre a terra ou a poeira para que o vento não leve sujeira para outros espaços!

E lembre-se, durante a reforma, sua casa ficará mais empoeirada e o barulho será constante. Mas, mantenha a calma e pense nas melhorias que está fazendo. Assim terá estímulos para seguir  aguardando o resultado final.

Um grande abraço!

 

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando famílias em todas as questões domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@governess.com.br.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close