Como manter a casa em ordem morando sozinha

Como manter a casa em ordem morando sozinha

*Rafaela Oliveira

Se você mora ou pretende morar sozinha e tem dificuldades de organizar a casa, seguem algumas dicas simples para manter o ambiente sempre em ordem. Sei que no começo poderá ser difícil criar uma rotina, por isso, tente aos poucos até criar novos e excelentes hábitos de organização. Você vai gostar, aposto!

Veja os exemplos:

Rotina diária

– Arrumar a cama;
– trocar o lixo do banheiro e da cozinha;
– lavar a louça;
– recolher os objetos espalhados na casa.

Rotina semanal

-Trocar a roupa de cama e banho (escolha um dia fixo na semana para essa tarefa);
– lavar e passar as roupas (eleja um dia na semana);
– limpeza da casa (uma vez por semana ou a cada 15 dias);
– dar uma geral na geladeira (jogar fora alimentos vencidos).

organizacao_casa

S.O.S diarista. Muitas vezes é difícil manter a casa limpa e organizada sozinha, certo? Se puder, contrate uma diarista uma vez por semana ou a cada 15 dias para ajudar na tarefa.

Não deixe para depois, faça agora! Para não acumular a bagunça e a sujeira na casa, a melhor pedida é deixar a louça, o banheiro, as roupas e outros ambientes em dia. Faça um pouquinho a cada dia, para não ficar cansativo e mantenha a disciplina.

Despensa e geladeira sob controle. Para acabar com os desperdícios, faça uma lista periódica (semanal, quinzenal ou mensal), e relacione produtos de limpeza, higiene e alimentos. Para quem mora sozinha, estocar não é uma boa opção.

Vamos deixar a vida mais prática? Tenha objetos e roupas fáceis de limpar, passar e conservar.

Não se esqueça das contas. Organize os pagamentos e correspondências em uma pasta e guarde os comprovantes.

Saco vazio não para em pé!  Para sobrar tempo de manhã e você não sair de casa sem comer, deixe pronto na noite anterior os itens do café da manhã (exceto aqueles que precisam ser conservados em geladeira, é claro). Vale deixar o filtro com o pó de café na cafeteira.

*Rafaela Oliveira é designer de produto e de interiores, além de fundadora do Organize Sem Frescuras. Chega ao Finanças Femininas para auxiliar a manter uma vida organizada, prática e econômica.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rafaela Oliveira

Rafaela Oliveira

Organize-se

close