Como não ficar enrolada com o cheque especial

Como não ficar enrolada com o cheque especial

Com qual frequência você faz uso de seu cheque especial? As situações em que você lança mão deste dinheiro são realmente emergenciais? A realidade é que muitas vezes a gente acaba fazendo uso desta verba, sem realmente colocar na ponta do lápis o custo disso. Em média, essa linha de crédito tem juros mensais de quase 8%. Por ano, são 150% de juros cobrados, o que significa que a dívida mais que triplica de tamanho em somente um ano.

Sendo assim, é fácil imaginar que, se você faz uma dívida que represente uma larga fatia do seu orçamento, os problemas para quitá-la serão grandes. Para evitar ficar às voltas para pagar o cheque especial, vale observar algumas dicas!

Estabeleça um limite para o uso

Antes de fazer a compra usando o cheque especial, faça um detalhamento de suas despesas e do quanto você recebe por mês. Se pelo menos 30% do seu orçamento já estiver comprometido com dívidas anteriores, aborte a ideia de usar o cheque especial. Comprometer-se com uma nova dívida neste momento equivale a colocar uma corda no pescoço, tendo em vista que estamos falando do segundo produto mais caro do mercado, atrás apenas do cartão de crédito.

Caso você não esteja comprometida com outras pendências financeiras, estipule um limite de no máximo 10% da sua renda para usar no cheque especial, assim você pode fazer um planejamento seguro para pagar a quantia.

Trace metas

Antes de usar o cheque especial, tente colocar na ponta do lápis os gastos que você deve ter nos próximos meses. Isso é importante para que você realmente tenha certeza que poderá usar parte de sua renda para pagar o cheque especial. Se você tiver algum gasto extra significativo nos próximos meses, isso pode comprometer a sua capacidade de pagamento da dívida.

Lembre-se também que é preciso ter uma folga financeira para lidar com algum imprevisto (uma multa de trânsito ou mesmo um defeito repentino no carro).

Bom, com tantas precauções, é possível que você imagine que nunca vai dar para usar o cheque especial! O fato é que ele pode sim ser muito útil, mas requer uma ponderação extra na hora de ser utilizado. Pense bem na hora de usar o seu!

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close