Como organizar livros e revistas com charme

07.11.2014

-

Por Governess Consultoria Familiar

Como organizar livros e revistas com charme

*Fernanda Souza

Todos os amantes dos livros sabem como é a difícil decisão de se desfazer ou não de determinados livros. O sonho ideal seria uma linda estante, com nichos de diferentes tamanhos, uma poltrona confortável e para finalizar, um lindo abajur do lado. Mas, como cada vez mais o tamanho das nossas casas não nos permitem ter uma mini biblioteca, você precisará eleger os seus livros preferidos e nós te daremos as dicas de como acomoda-los da melhor forma, lembrando que a maioria das dicas também vale para revistas! prateleira_de_livros 1 – Reserve um local arejado e de pouca iluminação solar, o contato com a umidade e com a luz do sol acabará estragando o papel, deixando-o com manchas amareladas e cheiro de bolor.

2 – Separe prateleiras altas para os livros que você não manuseia com frequência, e deixe as prateleiras mais baixas para os livros de pesquisas do dia a dia, guias, receitas ou os que você estiver lendo no momento.

3 – Se você não tem muitas prateleiras, que tal criar uma com os próprios livros? É possível encontrar varias maneiras de como se fazer isso na internet, mas como vocês podem ver não é nada difícil e fica um charme! Você pode separar os livros de capa dura e que ficam bonitos na decoração, assim, sobrará mais espaço nas prateleiras internas. prateleira

4 – Se a quantidade de livros que você possui for maior do que o espaço para acomodá-los, é hora de fazer um descarte!! Sempre haverá livros que você não pretende reler ou aqueles que já passaram da sua fase de interesse. Você pode doar para uma biblioteca, trocar ou vender em um sebo ou ainda anuncia-los num site de vendas pela internet como o Estante Virtual.

Para quem mora em condomínio ou tem muitos amigos que gostam de ler, podem fazer uma feirinha de troca de livros, além de economizar e encontrar os amigos a sua estante nunca será a mesma! Essa dica de troca de livros também vale muito para os livros das crianças que por terem histórias mais curtas acumulam mais rápido. Muitos dos sebos não aceitam revistas por conterem informações desatualizadas e é bem provável que os seus amigos também não queira tê-las em suas casas, então o caminho para estas é a reciclagem! revistas 5 – Aproveite o dia do descarte para realizar uma boa limpeza, sem água e sem sabão! É isso mesmo, não use panos úmidos na limpeza dos livros, mesmo se estes tiverem capa dura, pois, com o decorrer do tempo eles podem apresentar manchas! Use sempre uma flanela seca e sem nenhum produto de limpeza.

6 –Crie um critério para organizar os seus livros, você pode separá-los por tema, autor, frequência de uso etc. Depois de definirem esse critério os organize por ordem de tamanho decrescente. Lembrete: Nunca joguem livros no lixo, pois, eles sempre podem encontrar um novo dono! Beijos!

*Fernanda Souza é consultora da Governess Consultoria Familiar, uma empresa do grupo Babá Ideal, especializada em criar soluções que facilitam a rotina doméstica.

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close