Como organizar o casamento dos seus sonhos

Como organizar o casamento dos seus sonhos

Quase toda mulher sonha em se casar. E, neste dia, quer que tudo saia conforme o planejado e que seja lindo, perfeito, inesquecível… No começo parece contos de fadas, mas assim que começam a organizar a cerimônia se deparam com problemas que nem imaginavam que teriam.

Exatamente isso aconteceu com Vitor D’Agnoluzzo e Carol Levy, casados há pouco mais de um ano. A experiência foi tão trabalhosa que os dois decidiram aproveitar o que descobriram nos perrengues que passaram pra ensinar outros casais. 

O resultado foi o site Bem Casados, que faz o maior sucesso entre noivos. A plataforma reúne os mais variados serviços com buscas que facilitam (e muito!) a vida dos pombinhos que vão subir ao altar. 

Quer saber mais desse projeto e ganhar de bônus dicas para organizar seu casamento? Então confira o nosso bate-papo com Vitor. 

Como surgiu a ideia de montar o site?
Eu e minha esposa (Carol) nos casamos em junho de 2011. Além de programar a cerimônia, tínhamos nossos projetos pessoais e a organização tomou muita energia da gente. Nem imaginávamos que teríamos que nos preocupar com alguns detalhes. Quando fomos para Boston (EUA) pra participar de um programa de mestrado, pensamos em abrir um negócio. Percebemos que vários casais tinham a mesma dificuldade que a gente teve, então surgiu a ideia de fazer algo para ajudá-los. Buscamos um sócio para nos ajudar e criamos o projeto para participar de uma competição de planos de negócios de Havard. 

Por que escolheram a internet?
A gente sempre busca na rede e como sempre tive facilidade procuramos criar um site que reunisse diversos fornecedores num mesmo lugar. O nosso diferencial é que os usuários podem afinar a busca com os filtros e tem as opiniões de pessoas que já usaram o serviço oferecido. Nossa ideia principal era fugir do modelo de serviços que as assessoras de casamento oferecem. A noiva e o noivo que cuidam de cada detalhe e fazem tudo, se sentem donos da própria festa.

Quais foram as principais dificuldades que encontraram para casar?
No nosso caso, foi o espaço. Tínhamos um lugar ideal na cabeça, mas não encontrávamos um espaço que nos agradasse e também não queríamos exceder os valores. Conforme fomos nos aprofundando nas buscas, percebemos que tínhamos que conhecer novos lugares. Então, para encontrar a gente passava o final de semana inteiro buscando novos espaços. Aprendemos com isso, porque em alguns a gente se perdia no caminho. Logo excluíamos a possibilidade pensando nos nossos convidados. Tanto que isso é uma das principais ferramentas do site – os mapas. Os noivos conseguem traçar rota e ver se compensa a localização.

Como os serviços listados no Bem Casados são incluídos na lista?
No início foi uma lista de fornecedores que conhecíamos. Conforme o avanço do tempo, recebíamos  recomendações das noivas ou o próprio fornecedor que indica outro. Nossa filosofia é ter um maior número de fornecedores, porque achamos importante a variedade de serviços e de opiniões. Por exemplo, se fechar com uma assessora de casamento, ela mesmo tem uma seleção mais reservada. Hoje temos mais de 3 mil serviços no nosso site.

Na sua opinião, o serviço barato acaba saindo caro?
Muitas vezes sim. Para conseguir pagar mais barato, ou o casal gasta muito tempo procurando, ou muito dinheiro pra conseguir alguma coisa de qualidade. O casal tem que listar pelo menos dois itens da festa que tem que ser maravilhosos. E ir atrás daquilo… Cansamos de ouvir histórias que as noivas pensavam que estavam fazendo um bom negócio, mas não estavam. A mais comum delas é importar o vestido. As vezes só os ajustes e o desgastes para isso, valem o preço do vestido novo no Brasil.

Quais são as principais dificuldades que os noivos enfrentam para montar um casamento?
O planejamento do casamento é o primeiro grande projeto do casal. Por mais que tenha bastante tempo de namoro, é a primeira decisão séria do casal. Os dois vão ter que chegar em um consenso em quase todas as decisões. Fora isso, o casal vive uma pressão grande, com muitos acordos e prazos. Tem que aprender a lidar com tudo isso ao mesmo tempo.

Enquanto o casal escolhe os serviços, na sua opinião, o que é dispensável e o que é imprescindível?
Isso é bem pessoal. Na minha opinião que as pessoas tem que saber que não vão conseguir ter tudo de melhor na festa. É importante que eles escolham um ou dois itens que são fundamentais para o casal e outros dois que não são importantes. Com um orçamento médio, tem que escolher alguns detalhes pra gastar mesmo. Na maioria dos casais é a música, então gastam mesmo com esse detalhe.

Para que tudo saia dentro dos conformes, com quanto tempo de antecedência devo planejar a festa?
No mínimo de um ano, mas já conheci um casal que bolou tudo em quatro meses e noivas que reservaram a igreja e o casamento sem mesmo ter um namorado. É muita coragem! No caso do casal de quatro meses, tiveram sorte, mas nem sempre é assim.

Qual é o mínimo para gastar num casamento?
Depende do padrão do casal e existem diversas maneiras criativas para diminuir tudo isso. Já o máximo não existe. Dá pra gastar mais de 1 milhão, não tem limites pra gastar…

Dê dicas de como os noivos podem dividir os gastos do casamento.
Hoje a tendência é que os dois dividam as contas. Aquela coisa que só um paga tudo, é antigo e atualmente não é mais possível. Na maioria dos casos, a família dos dois paga alguma coisa. Durante esse processo é preciso ter muita conversa do casal, pra não dar rolo depois. Ela e ele devem listar quanto cada um tem de dinheiro par contribuir na cerimônia e quanto cada familiar vai ajudar em cada detalhe. Tem que ter um alinhamento grande, porque cada lado vai gerenciar os próprios gastos.

É possível economizar no casamento, como?
A coisa que mais economiza é o planejamento e uma data que não seja sexta ou sábado. Isso barateia bastante a cerimônia. Cuidar dos detalhes por conta própria é o segundo passo para fazer economia. Os noivos podem fazer juntos e manualmente a lembrança, ao invés de mandar fazer em algum lugar. Outra boa economia é o convite online para os convidados.

Dá para fazer um casamento personalizado sem gastar tanto?
É possível, mas os dois têm que ter personalidade. Quando você comunica que vai casar, as pessoas ficam perguntando detalhes da festa. Basta ter criatividade e vontade para fazer isso. Por exemplo, agora é normal que dois casais amigos façam a cerimônia no mesmo dia. Existem diversas maneiras criativas para furar um pouco a indústria e personalizar.

Existe casamento perfeito?
Sim (Risos). Para isso acontecer é preciso transparência, confiança e conversa. É ingenuidade achar que não vai ter desentendimento e briga. E claro, tem aquele detalhe principal de sentir que está com a pessoa ideal, porque todo esforço vai valer a pena. No final toda a confusão fica pequena.

Você vai casar e tem uma dúvida de como organizar a sua festa? Conte para a gente nos comentários!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close