Como sair de uma grande dívida?

Como sair de uma grande dívida?

Ajudar o máximo de pessoas que pudermos a organizarem suas vidas financeiras é o nosso grande objetivo aqui, como todas de vocês bem sabem. E nós também entendemos que nem sempre é fácil seguir todos os passos para eliminar as dívidas por completo. Mas quem disse que seria fácil? E quem disse que não dá para fazer, independente do grau de dificuldade?

Muitas variáveis podem pesar na vida de cada uma de nós na hora de acertar as contas pendentes. O rendimento de cada uma, a parcela do orçamento que é “comida” para lidar com essas dívidas, os gastos com terceiros (filhos, familiares, etc), além dos gastos fixos.

Dívidas que fogem muito do controle, mesmo que renegociadas, podem levar muito tempo para serem quitadas. Estamos falando aqui de um esforço que pode envolver mudanças de hábitos não só por alguns meses, mas por anos seguidos. Mas assim como falamos aqui de planejamento a longo prazo para pensar nos investimentos, vamos usar a mesma lógica para trabalhar o futuro sem dívidas. Afinal, a maior tranquilidade para quem está no vermelho é chegar ao dia em que todas as contas estarão quitadas, não é mesmo?

Ter um objetivo em mente

O ser humano é movido a metas. Se resolvemos aplicar em um investimento, mesmo que seja o mais conservador possível, visamos algo a longo prazo, seja uma viagem, um carro, um apartamento, enfim, é preciso existir um foco adiante para que haja sentido em acumular dinheiro.

Para livrar-se das dívidas não é diferente. Para que você tenha sempre em mente a necessidade de ficar livre de suas dívidas, é preciso que tenha um incentivo para continuar pagando o que deve. Seja uma viagem para o exterior, um carro ou mesmo um apartamento próprio. Estes sonhos parecem distantes agora? Cada parcela que você elimina de suas dívidas são um passo a mais em direção ao que você sonha.

mulher_planos_para_futuro

A motivação principal

Além dos objetivos que mencionamos acima, é preciso ter um foco maior em mente. O que te move a buscar essa mudança em sua vida? A tranquilidade de poder contar com a sua renda para cuidar do seu futuro? Planejar sua vida daqui a 20, 3o anos, visando não só os seus objetivos, mas o de outras pessoas também (como os filhos que você possa ter futuramente)?

Mais do que a primeira meta, este objetivo principal será o seu norte. Uma vez conquistado o controle das finanças, é hora de assumir essa nova vida definitivamente. Reveja seus erros, não caia nas mesmas ciladas e mude seus hábitos de forma permanente.

Equilibre seus sacrifícios com a diversão

Viver somente em função de pagar dívidas e não pensar em mais nada é certamente muito desgastante! Mais do que isso, é desmotivador. Afinal, quem consegue passar anos livrando-se das pendências sem aproveitar um real sequer consigo mesma?

Sendo assim, saiba equilibrar seu orçamento para permitir-se celebrar algumas vitórias. Ao longo do tempo, à medida que você vai adotando o comportamento de acompanhar as finanças mais de perto, o controle do orçamento torna-se mais fácil. Conseguiu quitar um valor importante? Permita-se festejar o alcance desta meta, programe um passeio com amigos, jante fora com o namorado (a), enfim, divirta-se!

Com prudência e autocontrole você é capaz de aproveitar a vida sem abrir mão de seus objetivos principais!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

karinaalves

Karina Alves

Jornalista e editora de conteúdo do Finanças Femininas. Já trabalhou em jornais impressos, online, rádio e com produção. Tem fascínio pela junção entre economia e psicologia, procura explorar cada vez mais esse universo e busca usar esse aprendizado para ajudar as pessoas a levarem uma vida financeira mais saudável! Contato pelo karina@financasfemininas.com.br

close