Como planejar o seu futuro aos 40 anos

Como planejar o seu futuro aos 40 anos

*Conteúdo patrocinado Caixa Seguradora

O cuidado com a aposentadoria nem sempre começa com a idade ideal. Apesar de a opção mais prudente ser o planejamento do futuro acontecer ainda quando estamos bem jovens, na casa dos 20 anos, muita gente só começa a pensar sobre o tema com mais cuidado quando se aproxima dos 40 anos.

Se essa for a sua realidade e você estiver imaginando como organizar suas reservas para um futuro bem cuidado, agora é o momento de colocar a mão na massa.

Antes de mais nada, não lamente o fato de não ter se planejado antes. Afinal, isso não vai trazer nenhum resultado. O foco, neste momento, é pensar de forma prática e objetiva. Analise sua situação pelos pontos positivos.

Nessa etapa da vida você pode ter uma projeção mais realista das suas necessidades para a aposentadoria. Na casa dos 20 anos, você imagina como será a vida no futuro, mas ela pode seguir um rumo completamente diferente do esperado.

Por volta dos 40, você já tem sua carreira consolidada, uma ideia mais clara do tamanho da família e de quantas pessoas realmente dependem de você financeiramente. Aproveite essa etapa da vida para fazer um planejamento de aposentadoria bem objetivo – com clareza daquilo que você imagina como o futuro ideal.

Para que você tenha uma noção, fizemos uma simulação com a equipe de previdência da Caixa Seguradora. Vamos considerar uma mulher de 40 anos, com previsão de se aposentar aos 60 anos e uma contribuição mensal de R$ 400. Com um plano de previdência com rentabilidade anual de 9% (e sem taxa de carregamento sobre a contribuição), o saldo total em 20 anos seria de R$ 257.382,45.

Na hora de fazer essa projeção, vale lembrar que futuramente alguns gastos caem, mas outros tendem a aumentar. Hoje, por exemplo, você pode ter custos elevados com a educação dos filhos. No futuro, esse gasto desaparece, mas as despesas com saúde tendem a aumentar. O auxílio de um planejador financeiro pode ser fundamental nessa etapa.

Se no passado a educação financeira foi deixada em segundo plano, agora é o momento de ter outra postura. Coloque o cuidado com o dinheiro como prioridade em sua vida e não imagine a sua aposentadoria como algo distante. Quanto maior a sua seriedade para lidar com o assunto, maiores as chances de que você possa manter o padrão de vida que deseja no futuro.

 

Foto: iStock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close