Como planejar-se melhor e acabar com os inimigos da organização

Como planejar-se melhor e acabar com os inimigos da organização

*Rafaela Oliveira

Para algumas pessoas, organizar a casa, pode soar como uma tarefa difícil  ou impossível de fazer por conta de vários fatores. Sem a gente se dar conta, a bagunça tomou conta de casa e pior, da nossa vida.  Abaixo, você vai conhecer os cinco grandes inimigos da organização e soluções simples para evitar e acabar com eles.

Tempo

Pode-se dizer que o tempo é o inimigo número 1. Nossa vida é uma correria e temos que “rebolar” para dar conta do trabalho, dos filhos, da casa, da beleza, entre outras tarefas, não é verdade? Organizar e fazer as tarefas da casa, pode ficar em segundo plano, já que o queremos após um dia cansativo de trabalho é: chegar em casa, tomar o banho e descansar. Quando percebemos, a bagunça dominou nossa casa e, junto com ela, surge o desânimo, preguiça ou falta de motivação.

Solução: Para quem não dispõe de tempo, antes de começar a dar um jeito na casa é preciso se organizar. Organizar as tarefas por etapas, ajudará muito. Claro, não vamos ver a casa organizada de um dia para outro, por isso é preciso  ter paciência e organizar aos pouquinhos. A medida que for organizando, verá os resultados maravilhosos da organização e não vai querer parar… A dica que dou é separar as tarefas de organização e limpeza por dias da semana.

Falta de ânimo, motivação ou preguiça

A falta de ânimo pode estar relacionada à noites mal dormidas, excesso de trabalho, stress e claro, a falta de interesse. Se você não tem interesse ou tem medo de mudanças, será difícil começar a organizar.

Solução. Pense nas vantagens da organização. Uma casa organizada, não é uma casa cheia de frescuras, e sim, um ambiente saudável e prático para todos. O tempo que perderá procurando um documento na pilha de papéis ou uma blusa na montanha de roupas, é o tempo que você ganharia para começar um novo projeto, executar outras tarefas e ter mais qualidade de vida. Para ficar mais claro, cinco minutos perdidos por dia, totaliza um tempo de 2 horas e 30 minutos perdidas no mês, o que é muito tempo perdido.

Outra dica que ajuda muito é procurar algo que dê prazer durante as tarefas, como escutar uma música, por exemplo. A música torna as tarefas mais divertidas e o tempo passa voando, experimente! Se gosta de cantar enquanto trabalha, manda ver! Tudo é válido para deixar as tarefas prazerosas e você mandar a preguiça ou falta de vontade pra bem longe. Chame a família para ajudar nas tarefas de casa.

casa-organizada

 

Continue a ler a matéria na próxima página!

Procrastinação

Está aí o grande inimigo da organização. Se você é daquelas que gosta de deixar tudo para depois, você faz parte desse time, então pule para a solução abaixo. Se você já pensou em procrastinar, tome muito cuidado, pois quando você menos imagina está procrastinando.

Solução: lista de tarefas sempre! Anotar todas as tarefas e compromissos no papel em formato de listas, fica difícil esquecer e você controla melhor o tempo para cada item da lista. Reserve alguns minutos para fazer a lista do dia, ou a lista do mês.

Desorganização financeira

Você acaba de receber o salário, ebaa! Dim -dim no bolso, agora é só aproveitar.  Uma parte do dinheiro voa  mais rápido do que um foguete, não é mesmo? Depois do torra, torra, você chega em casa e pensa: será que estava realmente precisando disso? Resultado: item parado e ocupando espaços.  Comprar é uma delícia e eu adoro! Comprar exageradamente, ou comprar aquilo que não  sabe nem se vai usar, só porque estava em promoção é um perigo para o orçamento. Para mim, a organização financeira é tudo e reflete diretamente na auto- estima das pessoas. Se organizar financeiramente é controlar melhor os gastos e investir nos seus sonhos.

Solução. Compre aquilo que realmente precisa. Faça planilhas de gastos todos os meses para ter um maior controle de como usar melhor seu dinheiro.

>> Aproveite e baixe a nossa planilha amiga de orçamento!

Apego

Quando vamos organizar a casa, o closet, ou qualquer ambiente, o primeiro passo é desfazer-se do que não é mais usado, ou que está guardado por muito tempo, recheado de poeira. O desapego é uma palavra que envolve o emocional, por isso é o processo mais delicado da organização. Manter os itens não usados no armário, é roubar espaços preciosos, por fim, atrapalhar a organização.

Solução. Trocar o armário, não é a solução. Sei que poderá ser muito difícil se desfazer daquela blusinha fofa, mas se você não a usa, está na hora de passar para frente, ou melhor, doar para quem realmente precisa. Acredite, além de fazer uma boa ação, em troca terá um armário organizado, prático e com espaços extras para organizar o que quiser.

Espero que esse post possa ajudar a de alguma forma.

Boa sorte!

*Rafaela Oliveira, é designer de produto e de interiores, além de fundadora do Organize Sem Frescuras. Chega ao Finanças Femininas para falar auxiliar a manter uma vida organizada, prática e econômica.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rafaela Oliveira

Rafaela Oliveira

Organize-se

close