Como planejar uma vida a dois?

Como planejar uma vida a dois?

A primeira prova do vestido mais lindo que você já viu, escolha de alianças e decoração da festa. Quantas vezes você já sonhou com seu casamento? Claro, quanto tudo isso vai custar é um valor que você já sabe “de cor”. Já pesquisou, procurou, avaliou os mínimos detalhes e fechou um orçamento. Mas antes de chegar o momento de dizer “eu aceito”, o ideal é que você planeje outras despesas – que vão acompanhar o casal para sempre – para que este casamento comece com o pé direito.

Não temos dúvida do amor que você sente e o quanto vai batalhar para que esta união seja sempre muito feliz, mas todas nós sabemos que uma vida a dois é cheia de altos e baixos. Sendo assim, quanto mais preparados vocês estiverem para lidar com os baixos, mais saudável será este casamento.

Quer uma ajuda para manter sua união em tons vibrantes? Então vamos a algumas dicas que podem ser úteis a vocês!

Objetivos financeiros

Alguns propósitos naturalmente serão comuns ao casal, como ter um imóvel próprio. Mas aqui será necessário tratar sobre aqueles planos individuais e saber como eles serão desenvolvidos depois do casamento. Você pode, por exemplo, sonhar em comprar um sítio, enquanto seu companheiro (a) quer um dia ter um carro importado três vezes mais caro do que o modelo que hoje está na garagem.

É importante que vocês tenham essa conversa para saber quais planos vão continuar fazendo parte da vida do casal e quais são aqueles que vocês irão repensar. Começar uma vida juntos requer alinhamento financeiro!

como planejar uma vida a dois

Novo orçamento

Saber como dividir as despesas é essencial para a existência de qualquer casal. Antes do casamento, ainda que vocês passassem mais tempo um na casa do outro do que na própria casa, o comprometimento existia mas não era tão sério como é agora. Vocês provavelmente tem rendimentos diferentes, bem como os gastos diários de cada um também são distintos.

É necessário que vocês detalhem as despesas em um orçamento conjunto e que, a partir dele, façam a divisão de quanto cada um vai pagar nas contas domésticas.

Fundo de emergência

O pensamento aqui seguirá a mesma lógica do novo orçamento. Já que os rendimentos individuais são diferentes, o mais justo é que cada um separe mensalmente uma porcentagem do que recebe. Não seria interessante estabelecer um valor fixo para cada um, tendo em vista que aquele que recebe menos precisaria fazer um sacrifício maior.

O fundo de emergência acaba ficando em segundo plano em muitas famílias, pelo fato de muita gente não contar com a possibilidade de situações graves acontecerem repentinamente. É importante que o casal não esqueça a importância dessa ferramenta, principalmente no início da vida a dois, onde é preciso caprichar nas economias para mobiliar a casa, sair do aluguel, entre outros objetivos. O fundo de emergência é o pilar de vocês em caso de qualquer tipo de eventualidade.

Investimentos

Antes mesmo do casamento concretizar-se, com certeza vocês se apoiavam quando o assunto era a carreira, os objetivos profissionais. Agora chegou o momento de vocês crescerem juntos! Avaliem investimentos que sejam do interesse das duas partes e tracem objetivos para os retornos financeiros. Com as aplicações vocês podem começar a preparação para a chegada de um bebê, ou mesmo juntar o dinheiro que será necessário para pagar os estudos de seus filhos.

Se ter uma criança não faz parte dos planos do casal, pense no retorno financeiro como uma forma de comprar um imóvel maior, fazer uma grande reforma, comprar uma casa de passeio, etc.

 

E você, como planeja a sua vida de casada? Conte para nós a sua experiência!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close