Como reconhecer talento em alguém?

Como reconhecer talento em alguém?

Na hora de preparar-se para uma entrevista de emprego, seja para contratar um novo talento para sua empresa ou para candidatar-se a uma vaga interessante, algumas posturas podem revelar logo no primeiro encontro se uma pessoa é talentosa ou não.

Vale lembrar que a qualificação e a credibilidade de uma candidata tornam-se ainda mais importantes no contexto em que estamos vivendo, em que o número de contratações vem diminuindo gradualmente – em função da economia menos aquecida – e estamos lidando também com a concorrência estrangeira, tendo em vista uma série de profissionais que vem buscando no Brasil oportunidades para escaparem de crises financeiras em seus países, como é o caso de várias regiões da Europa.

Preocupar-se sempre em explorar seus talentos ao máximo ou recrutar pessoas talentosas para a sua equipe é ter foco em resultados. Pessoas talentosas estão sempre em busca de crescimento, de inovação, de executar tarefas com qualidade e objetividade, de pensar em soluções criativas. Veja algumas características de gente que possui talento!

como reconhecer um novo talento

Capacidade de adaptação

Pessoas talentosas são mutáveis, estão dispostas a mudanças de rotina, realocações, mudam os métodos de trabalho, enfim, fazem tudo que está ao alcance delas para se aprimorarem. Quem tem este tipo de perfil não está preocupado somente com a jornada de trabalho de 8h às 17h, mas sim em levar resultados eficientes e usar o tempo da forma mais produtiva possível.

Dinamismo

Procure ter na ponta da língua situações em que você soube usar suas habilidades para resolver problemas completamente inusitados, algo que te obrigou a sair da rotina e da zona de conforto para buscar uma solução imediata. Gente talentosa está acostumada a pensar e agir rápido diante de situações inesperadas. Busque isso em si mesma ou procure avaliar essa capacidade na hora de analisar  um candidato (a).

A hora de falar sobre si

Perceber a diferença entre ser confiante e ser arrogante é crucial durante um processo seletivo. Pessoas confiantes sabem de suas capacidades, mas são humildes o suficiente para saberem que ninguém é perfeito e que é normal ter algumas fraquezas ou ter cometido algumas falhas na vida. Dá para perceber quando uma pessoa é confiante quando ela sente-se segura para falar tanto de suas qualidades quanto de seus pontos fracos.

Pessoas arrogantes, por outro lado, vão querer transparecer uma imagem de excelência, na intenção de criar uma boa impressão, mas o tiro sai pela culatra, porque o discurso soa artificial.

Resultados

Uma pessoa focada não só no próprio crescimento, mas também no desenvolvimento da empresa da qual quer fazer parte, naturalmente vai mencionar suas metas e a forma como pretende contribuir para a companhia. É extremamente importante avaliar o nível de comprometimento que a pessoa demonstra ter quanto a entrega de resultados.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close