Como resolver problemas em reuniões?

Como resolver problemas em reuniões?

Agenda lotada para mais um dia de trabalho, você tenta planejar como vai lidar uma uma semana cheia de afazeres. Não bastasse o excesso de coisas para fazer, chega um email de seu chefe avisando sobre uma reunião de equipe logo na manhã de segunda-feira.

Em muitas situações, reuniões de equipe podem ser prolixas, tomar boa parte do tempo de todos os envolvidos (e sabemos como tempo é algo valioso!) e, ainda assim, ser encerrada sem uma solução eficiente para os problemas abordados. Em linhas gerais, um dos fatores que leva a isso é a necessidade que todos sentem em manifestar uma opinião, ainda que nem sempre elas contribuam para o tema abordado. A reunião, no fim das contas, acaba tornando-se um debate!

Para evitar perda de tempo quando for participar de uma reunião, vale seguir alguns parâmetros. Melhor ainda se os seus colegas de trabalho puderem seguir critérios semelhantes!

Preparação

No aviso de reunião, você deve saber ou pelo menos imaginar quais serão os temas abordados. No dia anterior, faça uma análise de quais os pontos que serão tratados afetam diretamente em sua rotina de trabalho. Independente do assunto ter relação com você ou não, emita sua opinião apenas se considerar que ela vai apontar uma solução diferente.

Contribua para um novo ponto de vista, para a criação de novas alternativas para um problema. Expor o que você pensa, mas sem apontar um caminho que contribua para mudar a situação, só irá causar perda de tempo.

como lidar com problemas de trabalho

Assuntos pessoais e assuntos de equipe

Vamos supor que você tenha algum problema com um colega de trabalho. Avalie friamente a situação, essa divergência interfere de modo negativo somente na rotina dos dois ou acaba atrapalhando todo o setor? Se a resposta for a segunda opção, é hora de tentar acertar os ponteiros com o colega durante a reunião. Sem brigas, sem necessidade de manter um argumento a qualquer custo. Vá com firmeza para expor seu ponto de vista, mas tenha a mente aberta para ouvir o outro lado, somente assim vocês poderão chegar a um lugar comum.

Caso contrário, deixe para conversar com o colega em outro momento, para que vocês possam se entender em prejudicar o momento da reunião. Se todos os tipos de desavenças forem colocados na mesa durante uma reunião, vocês podem enfrentar um longo dia de pouca produtividade e muita discussão.

Muitas vezes é difícil separar o lado emocional das discussões e diferenças no ambiente de trabalho. Lembre-se sempre que o esforço é válido para o bem-estar de todos e também para a produtividade da empresa.

Reuniões objetivas e com opiniões construtivas são excelentes para aprimorar o trabalho de todos, procure ser direta e incentivar seus colegas a fazer o mesmo!

 

 

 

 

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