Como se livrar dos pensamentos negativos

Como se livrar dos pensamentos negativos

* Lu Pante

Dominar a mente é fundamental para ter uma vida realizada. Muitas pessoas têm boas intenções, mas simplesmente não conseguem se livrar dos pensamentos negativos que as limitam e as reprimem.

Passei muito tempo pensando, escrevendo e falando sobre dominar a mente. Então, vamos falar sobre como seus pensamentos são gerados. Temos dois sistemas de pensamento, são eles:

1) Sistema Inconsciente

São pensamentos imediatos e impulsos que surgem automaticamente a partir do corpo. Se você teve medos e desafios no passado – e uma situação semelhante surge – seu corpo gera a sensação de medo e diz: “Já passamos por isso antes. Pare o que você está fazendo, não assuma riscos, vamos nos proteger.” Nesse momento você aciona o seu mecanismo de autossabotagem.

Esses pensamentos são automáticos, mas na maioria das vezes não são úteis. É apenas o seu cérebro dizendo: “Esta é a rota mais fácil que conhecemos.”

Acontece que esse jeito defensivo não te leva para onde você quer ir. A realidade é que o cérebro não gosta de ter trabalho e pensar diferente – apenas gosta de repetir o que aprendeu para sentir-se seguro.

Muitas de nós somos dominadas pelo Sistema 1.

2) Sistema Consciente

Essa é a marca registrada de uma pessoa mais madura, consciente e iluminada. É o painel de controle consciente em nossa mente que regula nossa capacidade de trabalhar diretamente, controlar, gerar e criar nossos próprios pensamentos e comportamentos no momento, não confiando demais em respostas automáticas.

As pessoas têm pensamentos e sentimentos negativos recorrentes em suas vidas porque estão dando aos pensamentos negativos mais atenção do que aos positivos. Em outras palavras, o peso relativo que elas dão àqueles pensamentos repetitivos é bastante elevado.

pensamentos-negativos-como-se-livrar

A desvantagem disso é clara: se você ficar obcecada com coisas negativas, sua mente será condicionada a trazê-los automaticamente.

A boa notícia é que podemos usar esta mesma regra e aplicá-la aos nossos pensamentos positivos. Concentre-se em bons pensamentos durante um período e eles ficarão selados no seu cérebro. Uma vez que o peso dos pensamentos negativos é relativizado, o cérebro diz: “Isso é fácil” e automaticamente pensa sobre essas coisas positivas.

Como você faz essa mudança?

Primeiro, coloque consciência em seus pensamentos. Como fazer isso? Quando tiver um pensamento ruim, simplesmente troque-o por um bom. Redirecione seus pensamentos negativos para os positivos usando a visualização. Dê a seus pensamentos uma sensação: sinta os pensamentos positivos e os resultados em seu corpo. E, por fim, use a repetição para que eles façam parte da sua mente.

Com foco, determinação e disciplina, logo você vai ter pensamentos bons renovados. Em geral, são necessários cerca de três meses de muita dedicação para mudar o seu “padrão cerebral” de pensamentos negativos. E mais: caiu? Errou? Levante-se e comece de novo! Chega de ouvir essa voz na sua cabeça que fala que “você não consegue”.

Não tenha vergonha de pedir ajuda. O Coaching é muito poderoso e pode te ajudar a chegar onde você quer mais rápido e com mais precisão. Você precisa de direcionamento, de estratégias, de ferramentas. Não estamos aqui para chegar onde queremos sozinhas. A ajuda mútua é muito poderosa.

Envie um e-mail para coachlupante@gmail.com e coloque no assunto: ”Sou leitora do Finanças Femininas” e peça mais informações sobre o meu programa exclusivo e sobre o presente que preparei para você neste mês.

* Luciana Panteleiciuc é  master coach e mentora de Liderança Feminina, escritora e palestrante, possui uma carreira de mais de 30 anos como executiva desenvolvendo, gerindo e liderando pessoas. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP com especialização em marketing, é formada em Coaching pelo Instituto Holos. É sócia-diretora da Binah Marketing, consultoria de desenvolvimento humano e marketing, além de ser responsável pelo site coachlupante.

Fotos: Shutterstock

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Lu Pante

Lu Pante

Líder de si

close