Como se organizar no trabalho para sair de licença-maternidade

Como se organizar no trabalho para sair de licença-maternidade

Mesmo que o período de licença-maternidade seja fundamental para que você possa se dedicar ao bebê, é comum ficar preocupada com o trabalho durante a gravidez. Como vou lidar com o afastamento? Como a empresa vai fazer na minha ausência? Ainda haverá um lugar para mim aqui depois da licença? Afinal, muito pode acontecer no escritório no período de quatro a seis meses.

Aproveite a gravidez para organizar seu trabalho e facilitar a vida de quem ficará na empresa. Ninguém melhor do que você, que entende das próprias tarefas, para analisar e compreender o que o seu setor precisará enquanto estiver ausente.

Você também pode gostar:
10 brincadeiras para garantir a diversão dos filhos sem gastar
Educação: quais valores financeiros ensinar aos filhos?
Filhos: como ensinar o que o dinheiro não compra?

Neste momento, o bebê é prioridade. Se a ausência do escritório está te deixando ansiosa, você pode manter contato com colegas de trabalho e ficar atualizada do que está acontecendo por lá. Isso pode ser útil para quando você voltar – mas saiba curtir a licença sem culpa. Para você se preparar para este período tão importante, preparamos algumas dicas:

Desenvolva um planejamento estratégico

Liste todas as suas obrigações e compromissos com a empresa, incluindo metas de longo e curto prazo que precisarão de continuidade quando você estiver fora. Em seguida, separe quais tarefas podem ser facilmente assumidas por outros funcionários e aquelas que exigem mais especialidade.

Antes de fechar o plano, converse com o seu superior para estudar as possibilidades de modificações na equipe e espere a aprovação para colocá-lo em prática.

Informe seus colegas de trabalho

Não espere que todos ao seu redor estejam disponíveis para assumir mais responsabilidades ou que mudem suas rotinas tão facilmente. Todos na equipe têm seus próprios cronogramas e prazos. O grupo também precisa estar ciente do seu afastamento com antecedência para se planejar e adaptar às mudanças.

Continue a ler a matéria na próxima página!

Faça treinamentos e seja acessível

É possível que a pessoa que vai te substituir  precise de  treinamento para executar suas funções. Para que ela esteja devidamente capacitada até a sua saída, dedique um tempo para treiná-la.

Neste momento você também estará atarefada com o objetivo de deixar tudo alinhado para o afastamento. Uma saída é ter o funcionário que precisa de treinamento sempre por perto, acompanhando o seu trabalho e tirando dúvidas. Com o tempo, você pode trocar de lugar e deixá-lo executar tarefas, com supervisão, até que ele esteja apto. Aproveite todas as oportunidades de deixar tudo esclarecido.

licença-maternidade

Respeite o seu tempo

É importante ter uma data prevista para o início de sua licença para que toda a equipe possa se organizar. Contudo, cada gravidez é única e saiba que seus planos podem mudar rapidamente. Por isso, o essencial é ser flexível e estar bem preparada.

Você pode ser perfeitamente capaz de trabalhar até um dia antes do parto ou, em outras circunstâncias, ter que se retirar mais cedo. Não tente estender os dias de trabalho para completar atividades. Vá até onde puder e depois coloque a nova divisão de tarefas em prática.

Faça uma autoavaliação

No fim do seu processo de organização e planejamento, você pode fazer uma autoavaliação para ter certeza de que não falta alinhar mais nada. É importante que você saia com respostas satisfatórias para estas perguntas:

  • A equipe está preparada para lidar com problemas na sua ausência?
  • Você organizou e atribuiu tarefas de modo que todos compreendam?
  • Você pode confiar nos outros para manter estas tarefas funcionando?

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close