Como se organizar para comprar tudo o que você tem vontade

Como se organizar para comprar tudo o que você tem vontade

*Carolina Ruhman Sandler

Vivemos em um tempo de estímulos intermináveis: o novo modelo do celular, a nova coleção de batons, a coleção pop up de uma estilista bacana para uma fast fashion, e assim por diante. As tentações estão em todos os lugares e não vivem mais apenas nas vitrines das lojas. Nas redes sociais, nos perfis das blogueiras famosas, na sua caixa de e-mails, SMS – só depende da criatividade da marca. E quem sai perdendo? Nossa conta bancária.

Com tantos desejos de consumo, os nossos grandes sonhos acabam ficando meio de lado. Afinal, se não consigo comprar nem um sapato sem parcelar, como pensar em dar a entrada do meu apartamento? A aposentadoria, então, fica parecendo ainda mais longínqua.

Leitura complementar

Lista de Desejos

Lista de Desejos

Ver mais

Uma técnica que gosto muito é de separar os sonhos e os desejos (obrigada, Marcos Silvestre!). Sonhos são todos aqueles grandes passos que gostaríamos de dar em nossas vidas. Ter a aposentadoria garantida, por exemplo. Ensinar nossos filhos a lidar bem com dinheiro. Comprar a casa própria. Outros são “apenas” desejos: objetos de consumo, uma festa, um carro, e assim por diante.

Pode parecer mais fácil começar pelo que custa menos, certo? Errado! Se você decide comprar algo hoje e começa a poupar amanhã, você acaba não poupando nunca: sempre vai haver alguma nova tentação ou objeto de desejo.

guardar_dinheiro

Por outro lado, se você se planeja antes para dar todos estes grandes passos para a sua vida, pode depois começar a encaixar os desejos no dia-a-dia. Depois que você já está guardando dinheiro suficiente todo mês para a aposentadoria, por exemplo, você pode trocar de celular. Mas fique atenta à regra principal: não parcele. Junte o dinheiro que você precisa todo mês e compre depois que puder pagar a vista, com desconto.

Pode parecer impossível, mas é apenas uma mudança de hábito. O parcelamento é cultura nacional, e perigosíssima. O risco é você esquecer todas as parcelas que já tem penduradas no cartão e acabar gastando mais do que pode. Se você entende que precisa juntar o dinheiro antes e comprar depois, você tem diversas vantagens:

  1. Paga menos (não tem juros e ainda consegue desconto!);
  2. tem o bem mais rápido (juntar dinheiro e pagar a vista é sempre bem mais rápido do que quitar todas aquelas parcelas);
  3. tem mais segurança de que não vai colocar sua conta bancária no vermelho;
  4. evita a compra por impulso e garante que só compra o que realmente quer.

Para te ajudar nesta tarefa, criei uma lista de desejos simples – você pode baixa-la gratuitamente aqui. Nela, você vai listar todos as compras que tem vontade de fazer, com o preço de cada uma delas. Assim você já tem um lugar para anotar todos os seus objetos de desejo e deixar tudo guardado e organizado. Bateu o impulso de comprar algo? Anote lá e comece a juntar dinheiro para fazer a aquisição sem detonar o seu cartão de crédito. Sua vida financeira agradece.

*Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Jornalista, tem 32 anos, é casada e mãe da Beatriz.

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close