Como se preparar para empreender?

29.07.2016

-

Por Rede Mulher Empreendedora

Como se preparar para empreender?

*Heloisa Motoki

O primeiro passo para empreender é planejamento. Através dele não é garantia de sucesso, mas um bom plano pode fazer com que os problemas na rota sejam mais rapidamente checados ou corrigidos.

Uma das primeiras frases que ouvi na minha fase de iniciar no empreendedorismo foi: “você não tem perfil para empreender”. Para completar, cresci ouvindo da minha família que caminho certo para construir uma carreira era o emprego registrado. Hoje, meu empreendimento já fez cinco anos e emprego 7 pessoas. Já fui muito além do que planejei quando comecei a empreender.

Leitura complementar

9 sinais de que você pode ser demitida em breve

9 sinais de que você pode ser demitida em breve

Ver mais

Neste período em que aumentaram o número de demissões (em maio foram fechadas 72.615 vagas de trabalho, de acordo com dados do do Ministério do Trabalho),  tenho sido procurada por pessoas que estão buscando empreender, já que tem tido dificuldade na recolocação.

Para você que está passando por essa fase, algumas dicas que podem ajudar a definir os novos caminhos a seguir:

1) Se não sabe em que área atuar procure buscar informações sobre as possíveis áreas ligando com sua afinidade. Conseguir empreender no que gosta é o melhor dos mundos. De acordo com José Dornelas, em uma pesquisa da Inc. Magazine, a fonte de ideias para novos negócios são:

    • Experiência prévia no ramo: 43%
    • Aperfeiçoamento de negócio atual: 15%
    • Identificação de oportunidade de negócios: 11%
    • Busca sistemática: 7%
    • Brainstorming ou hobby: 5%

2) Achando sua área de afinidade, procure o máximo de informações que conseguir, mercado de atuação, dinâmica do negócio, como funcionam, como contratam, como entrar no mercado e qual o mínimo de investimento que precisa ter. Não adianta apenas gostar de atuar, é preciso levantar todas as vantagens e desvantagens da área que vai atuar.

3) Se você estiver trabalhando e quiser empreender, procure planejar-se financeiramente, pois você precisa ter recursos para se manter até que seu empreendimento comece a dar retorno. Não há uma quantia certa que precisa guardar ou ter investido, mas considere o quanto você precisará ter, tanto de capital de giro na empresa como seus gastos pessoais.

como-se-preparar-para-empreender

4) Antes de investir no negócio, teste o mercado onde irá atuar. Não gaste com compra de equipamentos sem saber se de fato irá atuar na área. Opte por alugar equipamento, terceirizar a produção e até mesmo buscar espaços de co-working, para evitar custos altos antes de o negócio ter se provado.

5) Mesmo que você ainda esteja trabalhando e não saiba se vai mesmo empreender, é importante que se mantenha sempre informada. Estude, faça cursos, atualize-se. Há várias opções boas e gratuitas na internet. Antigamente ter faculdade era importante, hoje já não é um diferencial – e se não tiver você já está na desvantagem. (Se tiver funcionários incentive-os também a se manterem atualizados).

6)Se você vai empreender na área onde trabalha atualmente, cuidado redobrado. Não use as informações da empresa em seu favor, principalmente a carteira de clientes. Além de ser antiético, as pessoas estão conectadas e podem te prejudicar, sem mesmo você ter começado. Trilhe seu próprio caminho.

7) Para você que já empreende, também não deixe de se atualizar. Não perca uma oportunidade porque não está preparada.

Foto: Shutterstock

*Heloisa Motoki é Diretora Adm/Fin da Rede Mulher Empreendedora, fundadora da Quali Contábil e Consultora Especial no site Fórum Contábeis. Com formação em MBA em Controladoria, Graduada em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade, participante do programa de Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs – 10.000 mulheres. Há 18 anos no mercado contábil, atua diretamente com pequenas e médias empresas em São Paulo. 

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

redemulherempreendedora

Rede Mulher Empreendedora

Ela Empreendedora

close