Como se tornar uma mulher poderosa

Como se tornar uma mulher poderosa

* Carolina Ruhman Sandler

Meninas, hoje é um dia para comemorar. Eu sei, tem muita gente que acha que o Dia Internacional da Mulher é uma data sem tanta importância, ou que todo dia deveria ser o dia dela. Mas precisamos nos lembrar hoje é um dia para lembrar e celebrar a luta pelos direitos da mulher. Se você acha que isso não é com você, vale lembrar que o IBGE aponta que existe ainda uma diferença salarial entre homens e mulheres de 28% no Brasil!

Sentiu o drama? Essa semana saiu uma pesquisa do Data Popular, que mostra que apesar de um avanço na massa de renda das mulheres muito maior do que o dos homens nos últimos dez anos (83% contra 45% no mesmo período!), a renda da mulher brasileira neste ano vai atingir o mesmo patamar da renda masculina de dez anos atrás. Sim, exatamente isso: hoje, as mulheres do Brasil ganham juntas o mesmo que os homens ganharam em 2003…

Acho que consegui pegar a sua atenção. Então vejo que temos muito a comemorar, mas ainda há muito a ser feito!

A melhor forma de a mulher atingir um patamar de igualdade com o homem é através da independência financeira. O que mais ouço são justificativas: “mas eu não entendo nada de dinheiro!”, “eu não tenho tempo!”, “o meu ____ (marido, pai, gerente…) já cuida disso para mim, para que preciso me envolver?”. Mas enquanto tem uma outra pessoa cuidando dos seus interesses, você não está no controle! E será que o outro vai conseguir cuidar tão bem quanto você gostaria? E o que acontece se esta pessoa não estiver mais lá um dia desses?

Eu não quero ser fatalista, mas isso só mostra a nossa dependência. Esse papo que os homens entendem mais de dinheiro do que nós mulheres é mentira! Eles só tiveram mais tempo para aprender isso do que nós. Ou será que quando as mulheres não tinham direito a voto, os homens sabiam votar melhor do que elas?

Então aproveite e comece a se dedicar à busca da sua própria independência financeira. Quando você está no controle, você tem a sua liberdade garantida para fazer o que você acha certo para a sua vida. Com controle das suas finanças, você consegue transformar seus sonhos em planos concretos. Quer presente melhor do que esse?

Então mãos à obra! Você precisa começar por algum lugar, então aproveite para ler nossos textos e tirar as dúvidas que você tiver com a gente. Leia livros, comece a ler o noticiário econômico, busque alguém com quem conversar. Encontre o seu motivo pessoal para querer de fato assumir este controle, para quando você estiver cheia de dúvidas e cansada, ainda assim não desistir. E se faltar alguém para você conversar, mande um email para nós no faleconosco@financasfemininas.uol.com.br!

Um beijo enorme,

Carolina

* Carolina Ruhman Sandler é a fundadora do Finanças Femininas

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close