Como ser rica: os 12 hábitos dos milionários que começaram do zero

Como ser rica: os 12 hábitos dos milionários que começaram do zero

*Lu Pante

Quem nunca se perguntou como ser rica? Na tentativa de entender melhor algumas características que podem levar ao sucesso, o pesquisador e consultor financeiro americano Thomas Corley fez um estudo em que analisou 177 milionários que começaram do zero. Ele observou que eles têm “hábitos ricos”, expressão cunhada pelo pesquisador e que vamos conhecer um pouco mais a seguir.

Em sua pesquisa, ele descobriu que os hábitos diários determinam se um indivíduo será bem sucedido ou não. Em seu livro “Mude seus hábitos, mude sua vida”, ele diz que os hábitos são a causa da riqueza, da pobreza, da felicidade, da tristeza, do estresse, de bons relacionamentos, de relacionamentos ruins, de boa saúde ou de má saúde”.

A boa notícia é que todos os nossos hábitos podem ser transformados.

1. Eles leem consistentemente

Bill Gates é um ávido leitor, ele lê um livro por semana. Os ricos preferem ser educados ao invés de entretidos. Como Corley escreve: “Oitenta e oito por cento dos ricos dedicam trinta minutos ou mais a cada dia para sua auto-educação e seu auto-aperfeiçoamento. A maioria não lê para se entreter, mas para adquirir ou manter o conhecimento. Eles tendem a ler três tipos de livros: biografias de pessoas de sucesso, autoajuda ou desenvolvimento pessoal e história.”

2. Eles se exercitam

76% dos ricos fazem atividade aeróbica 30 minutos ou mais todo dia: correr, caminhar ou andar de bicicleta. Atividade cardiovascular não é apenas boa para o corpo, faz bem também para o cérebro. Exercício também aumenta a produção de glicose, que é o combustível do cérebro. Quanto mais combustível, mais seu cérebro se desenvolve e mais inteligente você se torna.

3. Eles têm amigos e convivem com outras pessoas bem-sucedidas

Você é tão bem-sucedida quanto as pessoas com quem você se relaciona frequentemente. Os ricos estão sempre à procura de pessoas que são orientadas por objetivos, otimistas, entusiastas e que têm uma visão mental positiva em geral.

É igualmente importante evitar pessoas negativas, pois críticas negativas tirarão seu foco do sucesso.

4. Eles seguem na direção de seus próprios objetivos

“Perseguir seus próprios sonhos e objetivos cria maior felicidade a longo prazo e resulta no maior acúmulo de riqueza”, escreve Corley.

Enquanto muitas pessoas cometem o erro de perseguir o sonho de outra pessoa, os ricos definem seus próprios objetivos e os perseguem incansavelmente e apaixonadamente. A paixão torna o trabalho divertido, e lhe dá energia, persistência e foco necessários para superar falhas, erros e rejeição.
como-ser-rica

5. Eles acordam cedo

Quase 50% dos milionários da pesquisa de Corley acordam pelo menos três horas antes de seu dia de trabalho realmente começar, por volta das 5h!

É uma estratégia para lidar com inevitáveis emergências diárias, como uma reunião longa, trânsito, ou ter que pegar o seu filho doente na escola.

Essas emergências têm um efeito psicológico sobre nós. Elas podem entrar em nosso subconsciente e eventualmente criar a crença de que não temos controle sobre nossa vida. Levantar-se às 5h para enfrentar as três principais coisas que você quer realizar em seu dia permite que você recupere o controle de sua vida. Esse hábito lhe dá sensação de confiança, ou seja, lhe dá a percepção de que você, de fato, está no comando da sua vida.

6. Eles têm coaches e mentores

Encontrar um mentor ou coach, te coloca na via rápida para a acumulação de riqueza. “Os mentores de sucesso fazem mais do que simplesmente influenciar a sua vida de alguma forma positiva”, continua. “Eles participam regularmente e ativamente no seu sucesso, ensinando-lhe o que fazer e o que não fazer. Eles compartilham com você valiosas lições de vida que aprenderam com seus próprios mentores.”

7. Eles são positivos

O sucesso a longo prazo só é possível quando você tem uma atitude mental positiva.

O problema é que a maioria das pessoas estão completamente inconscientes de seus pensamentos. Se você parar para ouvir seus pensamentos, para estar ciente deles, você vai descobrir que maioria deles são negativos. Você só percebe que está tendo esses pensamentos negativos quando você se força a estar consciente deles. A consciência é a chave.

8. Eles não seguem o rebanho

O ser humano comum adora se misturar, fazer parte do rebanho, fazer quase tudo para evitar se destacar na multidão, copiar os outros. No entanto, essa incapacidade de se separar do rebanho é o motivo pelo qual a maioria das pessoas nunca consegue o sucesso.

Pessoas bem-sucedidas criam seu próprio rebanho e, em seguida, puxam os outros para seguirem. Você tem que escolher se quer ser pastor ou rebanho.

9. Eles têm boa etiqueta

Milionários dominam certas regras e princípios de etiqueta como: envio de notas de agradecimento, o reconhecimento de eventos importantes da vida, como um casamento ou aniversário, comer educadamente usando boas maneiras à mesa, vestir-se corretamente para os mais variados eventos sociais, além de responder emails e recados em redes sociais.

10. Eles ajudam os outros a ter sucesso

Ajudar outras pessoas a ter sucesso na realização de seus objetivos e sonhos ajuda você a ter sucesso. Ninguém chega lá sem uma equipe de pessoas com espírito de sucesso. Mas, atenção: concentre-se em ajudar apenas aqueles que estão buscando o sucesso, são otimistas, orientados para o objetivo, positivos e dedicados.

11. Eles dedicam 15 a 30 minutos por dia apenas para pensar

Pensar é fundamental para seu sucesso. Os ricos tendem a pensar isoladamente, de manhã e por pelo menos 15 minutos todos os dias. Eles passam tempo todos os dias de manhã fazendo um brainstorming sobre muitas coisas, os temas variam de carreiras e finanças para a saúde e caridade.

Eles fazem perguntas como: “O que posso fazer para ganhar mais dinheiro? Meu trabalho me faz feliz? Estou me exercitando o suficiente? Em que outras instituições de caridade posso me envolver?”

12. Eles buscam feedback

O medo da crítica é a razão pela qual não procuramos o feedback dos outros. Mas o feedback é essencial para aprender o que está funcionando e o que não está funcionando. O feedback ajuda a entender se você está no caminho certo. A crítica e os comentários, bons ou ruins, são um elemento crucial para a aprendizagem e o crescimento. Além disso, permite que você mude o curso e experimente uma carreira ou um negócio novo. Feedback te dá as informações que você precisa para ter sucesso em qualquer empreendimento.

Faça como os milionários contrate um coach. Coaching é muito poderoso e pode te ajudar a chegar onde você quer mais rápido e com mais precisão. Você precisa de direcionamento, de estratégias, de ferramentas. Não estamos aqui para chegar onde queremos sozinhas. A ajuda de um mentor é muito poderosa.

Envie um e-mail para contato@coachdemulheres.com.br e coloque no assunto: ”Sou leitora do Finanças Femininas” e peça mais informações sobre o meu programa exclusivo de Coaching para Mulheres.

*Luciana Panteleiciuc é master coach e mentora de Liderança Feminina. Escritora e palestrante, possui uma carreira de mais de 30 anos como executiva desenvolvendo, gerindo e liderando pessoas. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP com especialização em marketing, é formada em Coaching pelo Instituto Holos. É sócia-diretora da Binah Marketing, consultoria de desenvolvimento humano e marketing, além de ser responsável pelo site https://www.coachdemulheres.com.br/

Fotos: Shutterstock

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Lu Pante

Lu Pante

Líder de si

close