Como vender meu imóvel com segurança

Como vender meu imóvel com segurança

Desfazer-se de um imóvel, independente do motivo, é um processo que requer atenção extra tanto na hora de negociar quanto depois de fechado o negócio.  Por ser um considerado um investimento de alto valor, é preciso ter todas as garantias de uma transação segura, para evitar dores de cabeça com um possível calote.

Bom, encontrar um negociador que esteja disposto a pagar o valor do imóvel à vista diretamente para você seria praticamente um milagre, principalmente se a unidade estiver muito valorizada! Sendo assim, o mais provável é que a pessoa queira financiar a compra. Aceitar o financiamento é viável, desde que você siga alguns passos para evitar cair em uma cilada.

É válido ressaltar que o dinheiro que você tem a receber é pago por um banco. Isso é importante para que você fique protegida de uma eventual inadimplência por parte do comprador. Em todo caso, para garantir uma venda segura, é preciso ter a certeza de que o comprador realmente tem crédito com o banco.

saiba o que fazer para vender o imóvel com segurança

Documentação

Depois que o comprador tiver crédito aprovado, os interessados na negociação precisam elaborar um documento particular de financiamento, sendo que ambas as partes precisam assinar essa documentação, bem como o banco que irá financiar o imóvel. Este procedimento é importante porque o documento assinado tem valor de escritura pública.

Em seguida, o caminho é encaminhar essa documentação para registro em cartório, para que o banco tenha a garantia de tomar posse do imóvel em caso de falta de comprometimento com as parcelas do financiamento. É o que conhecemos como garantia de alienação fiduciária. Somente a partir daí é que o banco terá a segurança de permitir o financiamento e poderá te repassar o valor do imóvel.

Com todo esse procedimento concluído, fique segura em entregar as chaves ao comprador, o negócio está fechado! Vale ressaltar que se você entregar as chaves ao comprador antes de concluir todo este processo, sem a garantia de que o comprador tenha crédito, a possibilidade de ter problemas é grande. Se houver algum entrave e a pessoa não conseguir fazer o financiamento, é bem possível que você tenha que entrar com uma ação judicial de reintegração de posse para reaver o imóvel. Nestes casos, é impossível prever por quanto tempo uma situação dessas pode arrastar-se. Melhor seguir as orientações e não correr o risco, não é mesmo?

Prazo para receber o dinheiro

O período para receber o valor total da venda pode variar bastante de um caso para outro. Em algumas situações, você pode receber em menos de um mês, como isso também pode se arrastar por uns três meses. Sendo assim, tente se organizar para não precisar do dinheiro de imediato.

 

E você, já teve problemas na hora de vender um imóvel? Conte-nos a sua experiência!

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close