Como voltar ao mercado após uma pausa na carreira

Como voltar ao mercado após uma pausa na carreira

Se você está fora do mercado de trabalho e deseja voltar, é importante ter estratégias para acelerar a recolocação.

É tão comum que mulheres deem uma pausa na carreira – muitas vezes para se dedicar à família -, que em maio foi lançado nos Estados Unidos o Après, uma rede social parecida com o LinkedIn, mas só para mulheres que desejam voltar a trabalhar.

Se você decidiu retornar para o mercado, em primeiro lugar, encha-se de coragem e determinação – isso será fundamental na busca por um bom emprego.

Para um retorno mais rápido, confira as dicas de Lígia Molina, professora de gestão de pessoas do IBE-FGV e especialista em liderança e coaching executivo.

Você também pode gostar:
5 maneiras de usar as redes sociais para conseguir um emprego
Veja se vale a pena adquirir franquia em cenário de crise
Como manter a autoestima e a motivação após perder o emprego

1.Atualize-se

Estar sempre atualizada é essencial. O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e quem não se atualiza corre o risco de ficar para trás. Você pode fazer cursos gratuitos e online, participar de eventos e palestras. Só não vale ficar parada. Com um currículo mais incrementado você aumenta as chances de conseguir uma boa vaga.

2.Cuide de seu networking

“Mantenha o networking extremamente ativo. Mostrar para as pessoas que está querendo retornar ao mercado de trabalho é fundamental”, diz Lígia. Não tenha vergonha de pedir ajuda, seja para ex-chefes, colegas de trabalho ou amigos. Um emprego pode surgir de onde menos se espera.

3.Desenvolva o autoconhecimento

Enquanto busca recolocação, aproveite para se conhecer melhor. Analise o que você sabe fazer, veja quais são seus diferenciais, reconheça seu potencial. O período de desemprego é favorável para se fazer um balanço da carreira. Veja quais foram suas principais conquistas em empregos anteriores e o que poderia ter feito melhor. Não é para se culpar, apenas avaliar o que pode fazer diferente daqui para frente.

voltar-mercado-pausa-carreira

Continue a ler a matéria na próxima página!

4.Veja o que deve melhorar no comportamento e profissionalmente  

Ao refletir sobre sua carreira e objetivos, você identificará aspectos em si mesma que precisam ser aprimorados, sejam eles profissionais ou comportamentais. Se você é da área de vendas e percebeu que precisa ser mais persuasiva ao lidar com clientes, leia livros sobre estratégias para vender mais. Se reconhece que seu temperamento explosivo já prejudicou o relacionamento com colegas de trabalho, que tal investir em leituras sobre como desenvolver a paciência ou começar a fazer meditação para aprender a se controlar? Todo o investimento que você fizer em seu aperfeiçoamento irá se refletir em sua carreira.

5. Considere mudar de área

“Às vezes, a mulher tem desejo de trabalhar com algo novo. Em momentos de crise é necessário ser criativa”, destaca a especialista. Se este for o seu caso, informe-se sobre a nova atividade desejada e se o mercado está favorável para ela. Se possível, converse com profissionais que atuam no ramo e avalie se está mesmo pronta para esta mudança.

6. Saber que sempre é tempo de recomeçar

“Quando algumas mulheres que já têm uns 40, 45 anos perdem o emprego, se julgam velhas ou incapazes de voltar para o mercado, mas isso é um grande equívoco. Nessa faixa etária elas são extremamente produtivas”. Se você pensou que sua carreira já havia terminado, acredite mais em seu potencial e saiba que sempre é tempo de recomeçar. Vá em frente.

Fotos: shutterstock
Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close