Confie em seu potencial de liderança

Confie em seu potencial de liderança

*Luciana Panteleiciuc

Nós, mulheres, temos uma enorme capacidade de influenciar positivamente tudo em nós e à nossa volta. Mas para isso precisamos deixar de ser tão autocríticas e focar SÓ naquilo que não está dando certo. É preciso exaltar mais nossas habilidades, nossa experiência de vida e tudo que já sabemos e adquirimos durante a nossa jornada.

Para começar, precisamos saber quem somos, o que queremos e onde queremos chegar.  Não devemos desistir diante das dificuldades – que são muitas. Não podemos deixar de continuar nos esforçando, buscando novos conhecimentos e desenvolvendo novas habilidades para chegar onde queremos. É muito importante ter metas e nos conhecermos para saber o que ainda precisamos desenvolver e como fazer para chegar lá.

mulheres_lideres

A segunda dica é criar relacionamentos positivos. As pessoas à nossa volta influenciam nossa consciência, pensamentos e ações. E consequentemente nossa trajetória. Busque trazer pessoas e relacionamentos positivos, que possam estimular a liderança na sua vida. Escolha muito bem suas amizades e observe se elas estão te afetando positivamente ou te “infectando”. Em alguns momentos, é preciso avaliar se não está na hora de fazer um “detox” de pessoas tóxicas na sua vida.

E a terceira dica é dar significado para tudo que você faz. Muitas vezes esquecemos que nossas experiências foram importantes e tudo que aprendemos e fizemos nos tornou quem somos hoje. Nós, mulheres, temos o péssimo hábito de nos colocar para baixo, de atribuir nossas conquistas à sorte usando frases como “estava no lugar certo e na hora certa”. Elogie-se mais. Veja com bons olhos sua trajetória e quais foram as experiências e as habilidades que você teve que desenvolver para conseguir se superar e conquistar tudo que você é e tem, ao invés de se criticar pelo que não saiu do “seu” jeito ou “não deu certo”. Substitua a palavra fracasso por experiência. Sua carreira tem significado para você. Use tudo isso como motivação para te projetar na direção das suas metas e do seu propósito. É assim que construímos nossa autoconfiança, esta poderosa ferramenta para nos levar à realização de nossos sonhos.

Para concluir, sugiro que anote em sua agenda dez realizações de significado que você conquistou ao longo da vida. Podem ser conquistas materiais, bem como habilidades que adquiriu ou desafios superados. Leia as anotações todos os dias e lembre-se da sua capacidade infinita de se superar e de se tornar tudo que você deseja na vida!

* Luciana Panteleiciuc é  master coach e mentora de Liderança Feminina, escritora e palestrante, possui uma carreira de mais de 30 anos como executiva desenvolvendo, gerindo e liderando pessoas. Graduada em Administração de Empresas pela FAAP com especialização em marketing, é formada em Coaching pelo Instituto Holos. É sócia-diretora da Binah Marketing, consultoria de desenvolvimento humano e marketing, além de ser responsável pelo site coachlupante.

Gostou do nosso conteúdo? Clique aqui e assine a nossa newsletter! 

Fotos: Shutterstock

Este conteúdo foi útil para você?

Lu Pante

Lu Pante

Líder de si

close