Conheça 5 métodos inovadores para realizar pagamentos

Conheça 5 métodos inovadores para realizar pagamentos

Quantas vezes o cartão de crédito facilitou sua vida e em quantos outros te trouxe problemas? Gastar mais do que devia do orçamento, arcar com taxas e juros elevados ou, no pior dos cenários, lidar com uma grande dívida, são riscos que toda usuária de cartão de crédito corre. Em contrapartida, o uso responsável da ferramenta pode trazer facilidades no dia a dia e algumas vantagens, como os benefícios oferecidos por cada operadora.

Mas em tempos de crise econômica e problemas relacionados ao uso do crédito – que está mais caro – o mais lógico seria rever os atuais modelos de consumo, não é mesmo? A percepção de que o momento pede uma mudança nos hábitos de consumo pode ser traduzida nos números mais recentes. Levantamento feito pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) apontou que dois milhões de brasileiros entraram na lista de inadimplência em 2015. Ao todo, a estimativa do órgão é que existam cerca de 56,5 milhões de brasileiros com o CPF negativo, ou seja, pouco mais de um quarto de toda a população do país está com o nome sujo.

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Novas tendências para consumo

O uso de cartões pré-pagos já é bem conhecido no Brasil, mas ainda não tem a mesma popularidade que os cartões de crédito. No atual cenário que vivemos, este quadro pode começar a ser revertido. É o que aposta o diretor operacional da RevBrasil, Carlos Lino. A empresa é responsável pelo pré-pago Meo Cartão e se prepara para oferecer novas funcionalidades ao produto em breve, por exemplo o cartão-mesada e a possibilidade de usar o cartão como uma conta salário.

Na visão do especialista, o modelo de consumo existente hoje precisa ser revisto. “O que temos hoje é o modelo de consumo por endividamento. A gente precisa de um modelo mais responsável, que já é utilizado lá fora, de poupar para gastar. O brasileiro, hoje, tem uma dívida média de R$ 20 mil. Isso precisa mudar e é exatamente o que a nova proposta traz, queremos apresentar novas alternativas para mudar o que já temos ai, para que o consumo seja mais consciente”, avalia.

Inicialmente, o cartão foi lançado com o objetivo de atender uma demanda de pessoas que gostariam de fazer compras pela internet, mas não possuíam cartão de crédito. Há dois anos no mercado, a base de clientes possui cerca de 100 mil pessoas. As dificuldades que os brasileiros vem enfrentando com o crédito são um dos fatores que fazem o diretor acreditar em novos meios de pagamento, que envolvam maior consciência e educação financeira.

O uso como cartão-mesada, por exemplo, é uma forma de mudar a cultura do crédito com as gerações mais jovens. “Dar um cartão de crédito para a educação financeira dos filhos é a pior coisa que se pode fazer. É um instrumento que em vez de ensinar a controlar, ensina a gastar. A pessoa precisa ter consciência do que gasta”, ressalta.

cartao-pre-pago

Transparência no uso do cartão de crédito

Se os modelos de cartões pré-pagos ainda têm uma vasta gama de possibilidades de expansão com a revisão do modo de consumir, os cartões de crédito precisam se reinventar nesta nova realidade. Uma novidade que tem feito sucesso é o cartão NuBank. A diferença dele para os outros cartões convencionais é a maior transparência nos gastos e a isenção de anuidade e tarifas. Também não há papelada, todo o controle dos gastos e faturas é feito via aplicativo de celular e email. Os usuários têm ainda a possibilidade de categorizar as compras, de forma que ao fim do mês fique mais fácil perceber onde os gastos foram mais altos.

A ideia do produto é tornar o uso do cartão de crédito mais simples, porém com a possibilidade de controlar em tempo real todos os gastos, de um modo bem simples e intuitivo. A novidade tem feito sucesso e a expansão dos produtos com novos clientes acontece depois de uma criteriosa avaliação de crédito, garante a co-fundadora e VP de Marketing, Produtos e Operações do NuBank, Cristina Junqueira.

“Todos os pedidos de cadastro que recebemos via site ou através de indicações passam por uma análise interna de crédito. Com o nome e CPF do usuário, coletamos dados de várias fontes disponíveis no mercado, e levamos milhares de variáveis em consideração como histórico de consumo, crédito e pagamentos. Após coletarmos e analisarmos todos os dados, separamos os cadastros em três grupos: perfis que recebem o convite em até uma semana, perfis que podem receber o convite nos próximos 90 dias, dependendo dos resultados dos nossos testes, e perfis que no momento não receberão convites, mas podem tentar novamente após 3 meses”, explica.

Itaú Tokpag

O aplicativo está disponível aos clientes do banco para aparelhos com sistema iOs, Android e Windows Phone. O objetivo é facilitar ao máximo a forma de fazer pagamentos diversos e realizar transferências. Da forma como foi elaborado, o aplicativo pode ajudar a acabar com aquele problema de ficar devendo ou precisando receber pequenas quantias entre amigos, por exemplo, em situações como a divisão de valores do churrasco de fim de semana. Além disso, também é possível fazer pagamentos para empresas e enviar comprovantes das despesas por email.

Apple Pay e Google Wallet

Por enquanto, os dois serviços ainda não estão disponíveis no Brasil, mas existe o interesse em trazer a novidade ao nosso mercado. No caso da Apple, já houve inclusive uma movimentação de alguns bancos sugerindo uma parceria com a gigante para oferecer o serviço por aqui. A ideia é simplificar ao máximo o modo de fazer compras, substituindo o pagamento com o cartão de crédito físico pela transação feita através do celular. Para competir com a rival, a Google lançou o Wallet, que permite transações financeiras pelo celular, basta a pessoa ter uma conta no gmail. Por enquanto, o serviço está disponível somente nos Estados Unidos.

Crédito das fotos: Shutterstock

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