Conheça os Fundos Cambiais

Conheça os Fundos Cambiais

Você é daquelas que só presta atenção nas moedas estrangeiras quando vai viajar? Mude esta rotina, porque ao analisar o valor das outras moedas você perceberá de um jeito fácil qual é a situação econômica da onde mora. Por exemplo, ao passar o olho nos sites de notícias é fácil perceber que o dólar está alto. O motivo disso? A economia americana está se recuperando e a nossa inflação cada vez mais alta.

Todas nós – sem exceção alguma – sentimos as consequências disso no nosso próprio bolso! Quanto mais estiver antenada, melhor trabalhará com dinheiro. Mas ver como anda a cotação do real tem outras vantagens também. Se você for espertinha e quiser ver como o câmbio pode ser um bom instrumento de investimento, vai conhecer os Fundos Cambiais. Com a forte valorização do dólar recente, eles têm sido uma das melhores aplicações no mercado. Mas tenha cuidado, porque investir em moedas estrangeiras requer um maior estudo das moedas e como está o cenário.

Segundo um levantamento da Somainvest, os Fundos Cambiais foram um dos mais interessantes para fazer o investimento nos últimos tempos. Veja a tabela:

NO ANO                                         12 MESES

Fundos DI 4,38% 7,44%
Fundos Renda Fixa 3,51% 9,14%
Fundos Cambiais 12,06% 12,15%
U$ dólar comercial 11,50% 11,60%
Fundo ações-Ibovespa (8,54%) 1,14%
Fundo de ações-CL (3,39%) 10,71%
Fundos Long&Short 6,68% 10,09%
IFIX –Fundos Imobiliários (9,29%) (5,56%)
Poupança nova 1,75% 5,28%
IPCA 2,99% 6,27%

 

Para começar a investir, o valor inicial é de R$ 1 mil e, para comprar os fundos, você precisa procurar um banco que ofereça este serviço. As taxas e tributos são bem parecidos com os Fundos de Renda Fixa. O tempo ideal para deixar o seu dinheiro render é ao médio e longo prazo. Se estiver pensando em investimentos a curto prazo, busque outras opções, porque neste caso não é muito vantajoso. Então, quanto mais tempo você deixar seu dinheiro rendendo, melhor será o rendimento e menores serão os impostos. Fique atenta com a taxa de administração.

Como sempre, não pense neste tipo de fundo como uma estratégia única, e sim como parte do seu portfólio de investimentos. Consulte um especialista e pense em como pode incluir fundos cambiais dentro da sua estratégia de diversificação. Pode ser uma boa ideia!

E aí gostou desta opção de investimento?

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close