Conheça os melhores investimentos de 2012

Conheça os melhores investimentos de 2012

Ano novo, planos novos! Se você quer começar a investir o seu dinheiro, primeiro precisa saber como está o mercado – se os juros estão altos ou baixos, se a inflação está comendo todos os retornos, se a Bolsa de Valores anda valendo a pena. Com base no levantamento feito pelo site da revista Exame, nós te explicamos tudo o que você precisa entender se para ver quais foram os melhores investimentos de 2012.

Nós já explicamos o problema da inflação: ela causa o aumento generalizado dos preços, que não é acompanhado pelo seu salário. O resultado é que você perde poder de compra. A inflação terminou no ano passado em 5,78% ao ano (medida pelo IPCA-15), acima do que o governo estabeleceu como meta – 4,5%. Mas quem apostou em inflação no ano passado se deu bem, sabia? Os títulos do Tesouro Direto, vendidos pelo governo, que são atrelados à inflação, conhecidos como NTN-B, foram o melhor investimento do ano! Estes papeis tiveram uma alta de até 47%, dependendo do vencimento deles.

Quer saber qual foi o pior investimento do ano? A famosa poupança, que teve valorização de apenas 3,3%. Como a inflação foi de 5,7%, se você aplicou seu dinheiro na poupança, o resultado foi que você saiu perdendo em 2012. Já os fundos de Renda Fixa, que costumam ser opções mais seguras de investimento, tiveram um retorno de 11,3% no ano passado – bem melhor do que a poupança!

E a Bolsa? Valeu a pena aplicar em ações? A verdade é que depende de qual ação você está falando. O índice Ibovespa, que é utilizado como um termômetro da Bolsa, avançou 7,4%  no ano passado. Ou seja, muito risco para um resultado muito pequeno. Mas se você for olhar ações específicas, o ano passado teve espaço para enormes ganhos e perdas. Os papeis da Hypermarcas subiram 95,5% em 2012! Já os da OGX perderam 67,8%…

Neste cenário, como você consegue escolher as melhores opções para 2013? O segredo é começar a olhar, ler bastante e conversar com pessoas. Nós já comentamos aqui como o cenário para investir está mais complexo agora que os juros no Brasil estão em um patamar tão baixo, de 7,25% ao ano. Mas o mercado traz sempre apostas novas. Neste ano, conforme apurou o jornal O Estado de S. Paulo, produtos de investimentos com isenção de cobrança de Imposto de Renda devem ter grande procura em 2013, como fundos imobiliários, as Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), por exemplo.

No nosso site, você encontra matérias que vão te ajudar a começar a investir o seu dinheiro e pode também fazer um teste para descobrir qual é o seu perfil de investidora. Conhecendo mais, você vai poder reconhecer e escolher as melhores opções para você, que cabem nos seus objetivos e apetite por risco! Além disso, vamos trazer novidades constantes ao longo do ano, de olho sempre nas melhores aplicações e retornos.

Você gostou? Conte para a gente como investiu em 2012 ou pretende começar em 2013!

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close