Consumo consciente é bom para o seu bolso

Consumo consciente é bom para o seu bolso

*Babi Mattivy

A reflexão sobre o impacto do consumismo no meio ambiente vem acontecendo há algum tempo. O que começou em um ritmo “saudável” lá na Revolução Industrial tomou proporções exageradas. Quase todo mundo já se conscientizou que não dá para continuarmos consumindo desse jeito, não é?

Mulheres sofrem com a compra por impulso, não há dúvidas. Na busca por alternativas e na tentativa de viver apenas com o necessário, o autoconhecimento pode ser uma ferramenta poderosa.

Você também pode gostar:
Consumo consciente: Conheça o armário-cápsula
Aplicativo incentiva consumo consciente com troca de objetos
Economia colaborativa ajuda o consumo consciente

Não tem só a ver com a preocupação com o meio ambiente, mas também em trazer mais sustentabilidade para o próprio bolso. Ninguém precisa de um armário lotado de roupas, principalmente porque a gente usa muito pouco do que está lá. Ninguém precisa comprometer-se com parcelas infinitas no cartão de crédito para bancar looks que provavelmente não serão usados por muito tempo.

E o autoconhecimento entra justamente neste momento: é preciso se entender, saber o que cai melhor no seu corpo, que cores ou estampas você geralmente usa e quais não usa jamais.

Invista em marcas e peças que durem mais, desligue-se o máximo possível das tendências de moda, planeje visuais mais atemporais e assuma o poder do seu próprio estilo.

Isso é sustentabilidade tanto para o seu bolso quanto para o meio ambiente. De quebra, economizamos até tempo na hora da arrumação pela manhã e a vida fica muito mais prática!

Sapatos InsectaDivulgação/Insecta Shoes

Continue a ler a matéria na próxima página!

Para quem quer aprender mais sobre o assunto, existe muita literatura bacana e gratuita na internet. As meninas do Oficina de Estilo arrasam no lema “substitua consumo por autoestima”, e lá no blog da InsectaShoes a gente discute diariamente não só a moda verde, mas também outras atitudes que geram danos ao planeta.

Aliás, nossa missão como marca é exatamente essa: incentivar a conscientização do consumo através do conceito do produto e das mensagens que nossa marca carrega.

A gente acredita que nenhuma marca nova deveria nascer se já não fosse preocupada com sustentabilidade, seja trazendo inovações em matéria-prima ou aumentado a vida útil do que já existe no mundo. É o papel das marcas, mas é também responsabilidade social da publicidade discutir esses assuntos.

Nós queremos tornar claro para as pessoas que é possível criar e produzir calçados belos, inovadores e confortáveis com um impacto socioambiental menor para o planeta.

Reconhecemos a necessidade constante de aprendizado, pesquisa e aperfeiçoamento do produto,além da evolução dos nossos conceitos e valores.Nos dedicaremos a isso sempre. Queremos que cada vez mais pessoas, bem como empresas, engajem-se e trabalhem em favor do meio ambiente. Sempre existirão produtos, calçados e o consumo.

Desejamos que o mercado e as relações comerciais sejam protagonizados por empresas preocupadas com sustentabilidade. Por isso, nosso grande objetivo é crescer para levar adiante nossa mensagem – e nosso produto é a materialização do que queremos dizer.

 

“Babi Mattivy é sócia-fundadora da Insecta Shoes, luta por um mundo mais verde e livre de crueldade.”

Gostou do nosso conteúdo? Então clique aqui e assine a nossa newsletter!

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Financas Femininas

Finanças Femininas

Sua independência financeira depende de você, com uma ajudinha nossa.

close