Crianças e tablets: como equilibrar o uso?

13.09.2013

-

Por Governess Consultoria Familiar

Crianças e tablets: como equilibrar o uso?

Antoniele Fagundes*

As crianças de hoje convivem cada vez mais com celulares e tablets eletrônicos. É comum escutar de um amigo que o filho, ainda bebê, sabe manusear fotos e interagir com joguinhos no aparelho da mãe.  Alguns pais inclusive se empolgam ao ver os filhos tão interativos e os presenteiam com tablets que rapidamente se tornam a diversão favorita dos pequenos.

Porém, como tudo na vida, é necessário ter cautela para que as crianças não esgotem o seu tempo livre com os “apps” e demais atrativos que esses aparelhinhos da contemporaneidade apresentam.

As crianças precisam de diversos tipos de atividades e estímulos e um grande perigo que os eletrônicos carregam é deixar a criança demasiadamente fechada num mundo individual e fazer com que o mundo virtual camufle necessidades da vida real.

Uma pesquisa realizada com 2.200 mães de 11 países no final de 2010 pela AVG Technologies, empresa de segurança a ataques a computadores via internet, mostrou que no Brasil 23% das crianças entre 2 e 5 anos  com acesso a tecnologia conseguem fazer uma chamada telefônica usando um celular; 73%  das crianças conseguem manipular um mouse; 66% conseguem ligar um computador  e 25% das crianças navegam com facilidade em sites da internet.  Contudo, a mesma pesquisa mostrou que  somente 11% dessas crianças conseguem amarrar os cadarços de seus sapatos e 20% conseguem nadar sem ajuda.

Por isso, é preciso limitar o tempo de uso e também os tipos de jogos, vídeos e aplicativos que a criança terá acesso nesses fantásticos tablets para que a criança siga dividindo seu tempo entre atividades necessárias para seu desenvolvimento sadio e sua interação social.

Fica aqui uma dica importante: procure ficar junto do seu filho quando ele for brincar com tablets e celulares.  Brinque junto com ele, escolha os joguinhos e assista os vídeos. E não cometa o erro de desperdiçar todo o seu tempo entre celulares e tablets e deixar de curtir com seu filho, ok?

Um grande abraço,

Antoniele

*Antoniele Fagundes estudou filosofia, psicologia e psicanálise. Atua como Consultora Familiar orientando familias em todas as questoes domésticas e familiares. Fale com ela através do e-mail antoniele@governess.com.br.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Governess Consultoria Familiar

Governess Consultoria Familiar

Organize-se

close