Criando empreendedores do futuro

21.08.2015

-

Por redemulherempreendedora

Criando empreendedores do futuro

*Fernanda Nascimento

“Quero ser empreendedora”. Essa nunca foi uma resposta minha quando me perguntavam o que queria ser quando crescesse. Também nunca ouvi essa afirmação de amigos ou amigas. Empreendedorismo simplesmente não estava entre as opções quando alimentavam meu hardware com informações sobre possíveis profissões no futuro. Acredito que nem entre as suas.

O fato é que até estamos em fase de profissionalização do empreendedorismo, em que entendemos que é preciso estudar para desempenhar adequadamente nosso papel de dono e principal administrador da empresa. Aos poucos compreendemos que é preciso de ajuda para seguir em frente e ser bem-sucedido e que a máxima “aprender através da tentativa e erro” pode ser nociva em um cenário tão competitivo e cheio de armadilhas.

Mas, e nossas crianças? Continuam sendo educadas para ser empregados ou estamos estimulando que possam ter seus próprios negócios? Algumas escolas já vêm abordando assuntos que possam colaborar na formação de nossos empreendedores do futuro, mas nós também podemos fazer nossa parte como pais, avós, tios e padrinhos.

Ensine a assumir riscos

Sempre precisaremos fazer uma escolha e ela sempre trará a chance de um negócio dar certo ou errado. Mas não é para mergulhar no lago para então entender quão fundo ele é. Tentar prever as implicações, estudar o cenário, calcular os riscos são uma grande lição. Você pode usar exemplos simples do dia a dia da criança, jogos são bons para isso. Numa simples brincadeira de memória ou de dominó você pode treinar planejamento.

Ensine educação financeira:

Um dos pontos comuns entre empreendedores é a dificuldade de gerir as finanças, sendo que a grande maioria das PMEs sequer separa a conta corrente pessoal e a da empresa. Precisamos ensinar que o ideal é gastar menos do que se ganha. Mais ainda, que ganhamos quando fazemos por onde: a concepção de que o dinheiro é resultado de esforço.

Em “Pai Rico, Pai Pobre”, Robert Kiyosaki e Sharon Lechter falam sobre a importância em ensinar como gastar o dinheiro e não somente como ganhar o dinheiro e você pode trabalhar esses conceitos a partir dos 4 anos de idade, como foi sugerido neste artigo.

crescimento-empreendedora

 

Continue a ler a matéria na próxima página!

Ensine a fracassar:

Não há nada de errado em perder, mas temos a tendência de cultivar o medo de fracassar. Mas nunca encontraremos um vencedor que não tenha passado por perdas e fracassos, é importante ensinar isso desde cedo. Muitas vezes deixamos que as crianças ganhem a corrida ou o jogo para que se sintam vitoriosas. Ou intercedemos para que sejam bem-sucedidas nas negociações com amigos ou na disputa por um brinquedo. O fracasso tem que ser usado como fonte de reflexão, aprendizado e inspiração e não como algo a se evitar a qualquer custo.

Não incentive a preguiça:

Para empreender, é preciso de otimismo e disposição. Incentive os desafios, a compreender e enfrentar o novo. Se não consegue acertar a bola no gol, o que é preciso fazer para que dê certo? Se não consegue comprar um livro novo com o dinheiro que ganhou da avó, poderá ganhar o que falta da mãe arrumando a cama todas as manhãs? Há sempre um caminho, mas ele muitas vezes exigirá empenho.

No final da estória, o grande legado é mostrar à criança que ela pode ter o controle sobre seu próprio caminho, mas isso exige disciplina e determinação. Que é exatamente o que aprendemos na nossa jornada empreendedora. Ninguém pode falar que ela é fácil, mas tem inúmeras compensações.

 

Fernanda Nascimento tem mais de 21 anos de experiência em marketing estratégico. É especialista em marketing digital e branding, com passagem por grandes multinacionais como o grupo americano Danaher e a alemã Volkswagen. Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Rede Mulher Empreendedora, sócia da Stratlab, consultoria para PMEs na área de Desenvolvimento de Negócios e Planejamento Estratégico, incentiva a inovação para resultados mais rápidos e a digitalização do marketing para a certeza da conversão em vendas. www.stratlab.com.br

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

redemulherempreendedora

redemulherempreendedora

Ela Empreendedora

close