Culinária libanesa para fazer em casa: homus e baba ganoush

Culinária libanesa para fazer em casa: homus e baba ganoush

Olá, meninas! Adoram uma comida árabe, mas o orçamento está apertado para ir àquele restaurante maravilhoso? Hora da Comida traz duas receitas fantásticas!

Hora da Comida publica as receitas de dois pratos árabes que muita gente adora:

Homus (pasta de grão de bico) e baba ganoush (pasta de berinjela). São fáceis de fazer e ótimas entradas, para comer com pão árabe ou mesmo o francês. O bom é que você pode preparar com antecedência e deixar na geladeira, servindo apenas na hora. Ambas levam tahine (molho de gergelim), que é vendido em casas de produtos árabes, mas também em grandes supermercados ou lojas de importados.

As receitas fazem parte do livreto “MiddleEastern – gourmet cuisine” – uma coletânea de receitas tradicionais do Líbano, organizada por frequentadoras da Igreja Ortodoxa de St. George, em Detroit, nos Estados Unidos. A edição de 1991 tem todos os pratos conhecidos no Brasil e outros que nos surpreendem. Ou seja, são receitas de homus e de baba ganoush 100% autênticas. Não tem adaptações.

São praticamente iguais as receitas, com o uso de tahine, suco de limão, alho, água e sal, além de berinjela ou de grão de bico cozido. Abaixo, Hora da Comida ensina detalhadamente como fazer ambas, mas sabemos que o baba ganoush desperta mais dúvidas porque o legume precisa ser grelhado diretamente na chama do fogão, sem o uso de chapa ou panela. É acender o fogo e acomodar (sem medo) a berinjela ali, mudando-a de lugar a cada dois ou três minutos para que grelhe de forma uniforme. Se assar no forno, não terá o mesmo sabor.

Veja as receitas na próxima página!

Receita de Baba ganoush

Ingredientes

1 berinjela de tamanho médio;
suco de 2 limões;
2 dentes de alho picados;
4 colheres de sopa de tahine;
1/2 xícara de água;
sal a gosto.

Modo de preparo

– Usando um garfo, faça vários furos na berinjela (em toda sua extensão).
– Ligue o fogo, diminua um pouco a chama, e coloque a berinjela direto na chama. Vire a cada dois ou três minutos até que toda a berinjela esteja grelhada. Ela vai murchar bem.
– Tire do fogo e deixe esfriar.
– Em seguida, com cuidado, abra a berinjela com uma faca. Retire toda a polpa branca. Cuidado para não “sujar” a polpa com a casca preta queimada.
– Amasse bema polpa com um garfo até ficar um purê. Se usar um mixer, coloque e deixe por 5 segundos. Isso mesmo 5 segundos. Do contrário, perderá a textura.
– Acrescente à polpa o tahine, alho e sal. Mexa bem.
– Agora, acrescente o limão e a água aos poucos até ficar bem cremoso, mas não molenga. Talvez não seja necessária toda a água.
– A quantidade de limão e de alho pode ser maior ou menor depende do seu gosto.
– Sirva com um bom fio de azeite por cima e cebolinha ou salsinha picada.

Receita de Homus

Para fazer homus, use uma xícara bem cheia de grão de bico cozido, em vez da berinjela. E bata todos os ingredientes em um mixer ou liquidificador. Vá ajustando a água para chegar à consistência cremosa. O alho e o limão também podem ser reduzidos ou aumentados, a seu gosto. O mais importante é dosar a água para a pasta não ficar dura ou muito mole.

Crédito da foto: Hora da Comida

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

Rita Tavares

Rita Tavares

Hora da comida

close