Custo de oportunidade

Quando você decide parar de trabalhar para voltar a estudar, o seu salário passa a ser zero, certo? Os economistas inventaram um conceito chamado de custo de oportunidade, que mostra o quanto você está deixando de ganhar ao tomar uma determinada decisão. Neste caso, é o seu querido salário: este é o seu custo de oportunidade. Este conceito é usado para ver se um investimento vale a pena. Então se eu tenho R$ 10 milhões (uau!) para investir em uma loja de sapatos (triplo uau!), o custo de oportunidade desse investimento é o retorno que eu obteria se, em vez de aplicar na loja, aplicasse este dinheiro em, por exemplo, um fundo de investimento com baixo risco. Se o rendimento esperado com a loja for maior que o custo de oportunidade, o investimento é uma boa opção. Assim, o conceito de custo de oportunidade é uma forma de ajudar a tomar a melhor decisão para o seu bolso.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close