Dá para viver só de renda?

Dá para viver só de renda?

Que sonho, vai: você não precisa mais trabalhar e pode passar a viver só da renda dos seus investimentos.  Imagine um período sem trabalhar, sem hora para acordar, sendo que sua única preocupação é curtir a vida. Ou então trabalhar só por prazer mesmo. Uma delícia, não é?

Mesmo que seja uma fase tranquila, é preciso ter dinheiro para manter o padrão da rotina. O único jeito para fazer isso é calcular! Basta fazer algumas estimativas de vida e de dinheiro. Saiba quanto quer ganhar, quanto vai gastar e invista ao longo da sua carreira profissional.

Nessa semana Marcia Dessen explica de maneira bem simples como fazer esse planejamento. A colunista do jornal Folha de S.Paulo dá dois exemplos básicos de pessoas que estão planejando a aposentadoria. Leia a coluna inteira e aprenda o passo a passo no link.

Quais são as suas dúvidas de aposentadoria? Conte pra gente! Você pode virar uma matéria.

Desabafa!

Se você tem alguma dúvida sobre sua vida financeira ou uma boa história sobre dinheiro para contar pra gente, mande através do formulário abaixo.

Dúvidas enviadas através desse formulário não serão respondidas individualmente por e-mail.

O conteúdo da sua mensagem poderá ser utilizada em nossas matérias. Caso você prefira não ter o seu nome identificado, é só selecionar a opção "Mensagem Anônima".

personNome

personSobrenome

Mensagem anônimainfoSim

local_post_officeEmail:

commentMensagem: (obrigatório)

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close