Dá para viver só de renda?

Dá para viver só de renda?

Que sonho, vai: você não precisa mais trabalhar e pode passar a viver só da renda dos seus investimentos.  Imagine um período sem trabalhar, sem hora para acordar, sendo que sua única preocupação é curtir a vida. Ou então trabalhar só por prazer mesmo. Uma delícia, não é?

Mesmo que seja uma fase tranquila, é preciso ter dinheiro para manter o padrão da rotina. O único jeito para fazer isso é calcular! Basta fazer algumas estimativas de vida e de dinheiro. Saiba quanto quer ganhar, quanto vai gastar e invista ao longo da sua carreira profissional.

Nessa semana Marcia Dessen explica de maneira bem simples como fazer esse planejamento. A colunista do jornal Folha de S.Paulo dá dois exemplos básicos de pessoas que estão planejando a aposentadoria. Leia a coluna inteira e aprenda o passo a passo no link.

Quais são as suas dúvidas de aposentadoria? Conte pra gente! Você pode virar uma matéria.

Este conteúdo foi útil para você?

carolinaruhman

carolinaruhman

Fundadora e CEO do site, coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva, 2015). É também palestrante sobre finanças para mulheres e empreendedorismo feminino e palestrou no TEDxSP

close